quinta-feira, 15 de março de 2012

O SEGREDO DE DAVI

Davi é uma das figuras mais preeminentes entre os personagens da Bíblia e também da história. Sua vida é retratada em aproximadamente 66 capítulos, enquanto a vida de Abraão e José, em cerca de 14 capítulos; Jacó, 11 e Elias, 10. O Novo Testamento faz cerca de 59 referências a sua vida. Além disso, em nenhum momento no Novo Testamento, Jesus é chamado como filho de Abraão ou filho de Jacó mas, inúmeras vezes como Filho de Davi.

Uma das características marcantes de Davi é o seu caráter polivalente. Davi foi pastor de ovelhas, poeta, músico, comandante de guerra e considerado o maior rei de Israel. Contudo, a mais sublime distinção deste homem, foi ter sido considerado como o homem segundo o coração de Deus. Atos 13.22. Isto aconteceu, quando da rejeição de Saul como rei de Israel. Saul era desobediente ao Senhor. Então, o sacerdote Samuel recebeu a missão de Deus para ir até a casa de Jessé, para este ungir um novo rei, um homem segundo o seu coração. O sacerdote Samuel, logo que viu a Eliabe, o filho mais velho de Jessé, disse consigo: é esse, o homem de Deus. Foi quando ouviu a voz de Deus: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. 1 Samuel 16.7. O homem presta atenção na aparência, no exterior, mas Deus tem outro critério, Ele olha para o coração. Aqui está uma grande pista para o segredo de Davi.

Naquele dia, após passar os sete filhos de Jessé diante do sacerdote, foi escolhido o filho mais novo, um jovem pastor de ovelhas. Tomou Samuel o chifre de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. 1 Samuel 16.13. O tempo decorrido entre o dia em que foi ungido, até que ele assumisse o trono, foi de aproximadamente 14 anos. Foram muitas as batalhas que Davi teve de enfrentar. Sem sombra de dúvida, a batalha mais famosa e empolgante do Velho Testamento é a batalha de Davi com o gigante Golias. Neste confronto, vemos que o Espírito do Senhor já estava operando em Davi para ensiná-lo a não se preocupar com o que se vê, mas a desenvolver um coração cheio de confiança em Deus. Nisto reside o segredo de Davi. Mas, antes de mais nada, é preciso lembrar que todos nós temos os nossos gigantes diante dos olhos. Quais sãos os seus gigantes ?

Davi e Eliabe

O vale de Ela seria mais uma vez o palco de uma sangrenta batalha. De um lado, o exército de Israel estava entrincheirado na encosta do monte e, do outro lado, estava o exército filisteu. Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo. 1 Samuel 17.4. Isto significa que Golias media quase três metros. O texto continua descrevendo que ele vestia uma cota de malha de metal, um escudo de proteção para o corpo todo, cujo peso era de 80 a 90 quilos. Tinha caneleiras de bronze nas pernas e uma grande lança pendurada nos ombros. Somente a ponta da lança pesava seiscentos siclos de ferro, ou seja, de 9 a 11 quilos. Além disso, tinha um capacete de bronze, e enorme escudo que era carregado por um soldado que ia na sua frente. Você enfrentaria um homem desses? Foi esta a proposta dele. Golias desafiou o exército de Israel a enviar apenas um homem para uma batalha representativa, uma luta entre apenas duas pessoas. Quem ganhasse, traria vitória para o seu exército. Isto é uma tática geralmente usada no mundo oriental.

Enquanto isso, em um pequeno povoado de Belém, Davi recebia de seu pai a incumbência de levar uma encomenda para os seus três irmãos no campo de batalha. Depois de deixar o seu rebanho com outro pastor, seguiu em direção ao vale de Ela. Chegou ao acampamento quando já as tropas saíam, para formar-se em ordem de batalha, e, a gritos, chamavam à peleja. 1 Samuel 17.20b. Davi ficou estarrecido com o que viu. Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente. 1 Samuel 17.24. Ele sentiu a aflição e o desespero dos mais valorosos homens de guerra do seu povo. Davi estava tomando informações sobre o que estava acontecendo, quando aproximou-se Eliabe. Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar aqueles homens acendeu-se a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja. 1 Samuel 17.28 A igreja está cheia de Eliabes. Pessoas prontas para nos julgar e fazer os seus comentários mordazes. Eliabe servia de lixa para aprimorar o caráter de Davi.

Se fosse qualquer outro, talvez ficaria dando justificativas ou tentando provar que seu irmão estava errado, mas não Davi. Ele apenas o ignorou. Davi sabia com quem lutar e quem deixar de lado. Ele não tinha tempo para perder com batalhas erradas. Nós também precisamos lembrar que a nossa luta não é contra carne e sangue, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. Efésios 6.12. Não podemos aceitar pequenos e inúteis confrontos com os membros de nossa família e irmãos da igreja, por não terem a mesma opinião ou visão sobre determinadas questões. Davi tinha um coração cheio de confiança no Senhor. Quando Eliabe e Davi viam a mesma situação, tinham reações distintas. Enquanto Eliabe viu Golias proferir blasfêmias com um coração esmorecido, Davi viu uma possibilidade de Deus manifestar o seu poder. Eliabe fez uma avaliação como um soldado de guerra, o problema exterior dominava os seus pensamentos e angustiava seu coração. Para Davi, o soldado filisteu era um desafio para colocar a sua fé em ação.

Davi e Saul

A fé de Davi sobrepunha a realidade. Andamos por fé, e não por vista. 2 Coríntios 5.7. Davi não se deteve diante do tamanho de Golias e do poder de destruição de suas armas, mas prestou atenção na grandeza de Deus e na oportunidade Dele ser glorificado.

Diante das diabruras de Golias, Davi quebra todos os protocolos e resolve enfrentar o gigante. O exército o considerou um intruso, mesmo assim, ele acabou na tenda do rei Saul.

Coitado do garoto, dizia os cochichos dos soldados experientes de Saul. Porém, ignoravam que havia um poder maior, ou melhor, uma Pessoa que acompanhava o pequeno pastor de ovelhas. Davi se tornou por alguns momentos motivo de piadas e chacota, mas somente por um momento. Saul, olhando com piedade para o moço disse: Não podes lutar contra Golias! Sabes contra quem te levantas? Já viste o tamanho dele? Contra o filisteu não poderás ir para pelejar; pois tu és ainda moço, ele, guerreiro desde a sua mocidade. 1 Samuel 17.33. O problema não era apenas Golias. Para enfrentar a batalha contra o gigante, era preciso vencer os incrédulos. Davi reconheceu Golias como o seu próprio inimigo. Sabia que Golias era uma ameaça para cada homem, mulher e criança da terra. Era preciso se livrar dele.

Então, Davi explica o motivo de sua convicção para Saul. Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 1 Samuel 17.34-36. Davi tinha um histórico bastante vivo dos livramentos do Senhor. É verdade que ele nunca tinha enfrentado um guerreiro profissional, mas sabia que para Deus não interessa o tamanho do problema, porque Ele sempre é maior. Ao enfrentar gigantes, é preciso trazer à memória as nossas vitórias passadas. Logo perceberemos que Deus agiu de formas surpreendentes no passado, e isso nos enche de fé para enfrentar os nossos problemas e tribulações do presente.

Saul resolveu deixar o garoto ir e ainda quis ajudar. Saul vestiu a Davi de sua armadura. 1 Samuel 17.38. Mas logo Davi percebeu que a armadura só servia para o próprio Saul. Decidiu então, enfrentar o gigante com as suas próprias armas: uma funda e um cajado. Ele tinha plena convicção de que a vitória não dependia dos métodos de guerra, mas do Senhor da guerra.

Davi e Golias

Gigantes normalmente gostam de intimidar os seus oponentes, e era isto que Golias fazia. Do outro lado do rio, Golias esbravejou por quarenta dias: Dai-me um homem. 1 Samuel 17.10. E a resposta não vinha. Diante de gigantes, normalmente gostamos de dar um tempo. Quem sabe um milagre aconteça. De fato, com Deus, milagres acontecem. Finalmente, apareceu um herói. Caminhando entre as fileiras dos soldados de Israel, vinha Davi. Golias no primeiro momento, pensou que era uma piada. Um jovenzinho de sandálias e vestimenta de pastor de ovelhas. Nas mãos uma pequena funda e algumas pedras. Golias achou aquilo um insulto. Charles Swindoll, sobre este episódio escreveu: Mas os olhos de Davi não se fixaram no gigante. A intimidação não fazia parte da sua vida. Que homem ! Seus olhos fitavam a Deus. Era a honra de Deus que estava em jogo. Golias tinha desafiado os exércitos do Deus vivo. 1 Samuel 17.36. Após o gigante esbravejar, ouviu-se as seguintes palavras do menino na arena: Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, ele vos entregará nas nossas mãos. 1 Samuel 17.47. Então, o nosso herói saiu correndo em direção ao gigante. Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa; e ele caiu com o rosto em terra... Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe a cabeça. 1 Samuel 17. 49 e 51. Assim, Davi conquistou a vitória para todo o povo de Israel.

Este era o segredo da vida de Davi: Porque do Senhor é a guerra. A vitória de Davi sobre o gigante aponta para a vitória de Jesus Cristo. Jesus sozinho, por meio de sua morte e ressurreição, trouxe vitória ao povo de Deus. Ele foi o nosso representante frente a Satanás, e venceu acertando-lhe a cabeça. Cumpriu-se a profecia: Este te ferirá a cabeça. Gênesis 3.15. À semelhança de Davi, a arma de Jesus foi uma tosca cruz. Por meio dela, Jesus Cristo pôs fim ao nosso velho homem, ao domínio de Satanás e da influência deste mundo em nossas vidas. O nosso coração foi trocado para ser cheio de fé e confiança no Senhor Jesus. Por causa da vitória de Cristo, podemos enfrentar os nossos gigantes sem medo, transformando a nossa crença passiva em uma fé ativa, crendo que todas as nossas batalhas, na verdade, são batalhas do Senhor. Em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8.37.


Solo Deo Glória

Um comentário: