segunda-feira, 12 de março de 2012

O TRIUNFO DA CRUZ

Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Colossenses 2:14-15.

O triunfo da cruz reside não em nossa força, mas em nossa fraqueza. É importante ressaltar que a maior fraqueza consiste na confiança infundada em nossa pretensa força. O apóstolo Paulo nos diz que, quando somos fortes, ai é que somos fracos. Não há perigo mais avassalador do que viver estribado nesta ilusão de que somos fortes. Aqueles que confiam em seus próprios recursos são os que naufragam, pois “a soberba precede a ruína”. A altivez é a antessala da queda. Na verdade, somos fracos, com coração fraco, mente deturpada e entendimento em trevas. Muitas vezes, combatemos nos outros aquilo que praticamos. A nossa tendência é censurar nos outros aquilo que abrigamos no coração. Sempre que tentamos ostentar uma fachada de piedade, estamos, na verdade, escondendo nossa mediocridade. Muitas vezes proferimos palavras bonitas e carregadas de devoção, mas na verdade tudo isso pode ser uma capa do farisaísmo. Aos olhos de Deus, nossa pretensa força é fraqueza consumada, e nossas justiças são como trapos de imundícia. Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam. Isaías 64:6.

Uma pessoa que já teve uma visão real do Senhor Jesus Cristo e Sua obra consumada na cruz sabe quem realmente é. Deus sabe que nem em você nem em mim habita bem algum e não podemos ser consertados nem melhorados. Se pudéssemos ser melhorados, Deus certamente iria fazê-lo. Mas Deus já viu que não temos conserto, não podemos ser melhorados. Hoje todo esquema da religião é consertar e melhorar as pessoas. Tem muita gente tomando um remédio que não atinge o verdadeiro cerne da doença. Religião é este remédio. Mas a religião cura superficialmente e não trata definitivamente com a doença. A religião cura os sintomas e não a doença. A doença é o pecado e os sintomas desta doença são câncer, AIDS, paralisia e tantas outras. Todos os sintomas são curados pela religião, mas a doença do homem não tem cura. Não há remédio para a tua ferida; a tua chaga é incurável; todos os que ouvirem a tua fama baterão palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente a tua maldade? Naum 3:19.

Se não tem cura, tem que morrer. E foi exatamente isso que Cristo fez na cruz. Você e eu acabamos naquela cruz. Deus fez isso em Cristo. Isso é um fato e tudo o que precisamos fazer é crer neste fato. A partir do momento que a palavra da cruz tiver falado ao seu coração através do Espírito Santo você irá apenas crer. É quando cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo, que experimentamos o fato de que o nosso pecado foi crucificado e morto. Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Romanos 6:6-7.

Você não pode crucificar a si mesmo e você não precisa fazê-lo porque a dois mil anos atrás Deus fez isso por você em Seu Filho Jesus Cristo. O nosso velho homem não vai ser crucificado, mas ele já foi crucificado quando Jesus Cristo foi crucificado. E a maravilha disso tudo é que quando Jesus foi crucificado nós fomos atraídos nele, com a finalidade de morrermos juntamente com Ele. Então, como uma pessoa é liberta do pecado? Simplesmente não vencendo o pecado, mas morrendo para ele. Quando você crê neste fato você experimenta o poder libertador de Deus porque a Bíblia é quem diz, e quando a Bíblia fala, significa que é o próprio Deus quem esta falando. Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala. Isaías 1:2a.

A pergunta que irei fazer agora é bastante oportuna: você está morto? Quando você crê neste fato como dizem as Escrituras, você irá descobrir que o pecado não tem mais domínio sobre você. Por quê? Porque você morreu para o seu antigo senhor. Vamos ler Romanos 6:14: Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

Quando nossos olhos são abertos para crermos na verdade da cruz, consequentemente o que se segue é uma vida de provação e perseguição. Quantos de nós já tivemos experiências que do ponto de vista humano era derrota total? No entanto, aquela aparente derrota, Deus a transformou em vitória! Irmãos, essa é a maneira de Deus agir. E nunca nos esqueçamos que o triunfo de nosso Senhor Jesus foi na cruz. O nosso Pai celestial é poderoso na fraqueza, glorioso na humilhação, vivo e vivificador na morte. Somente o nosso Deus é grande o suficiente para ganhar perdendo. Alguém já disse que: “Deus é amoroso o suficiente para amar o que não pode ser amado. Somente Deus é eterno o suficiente para ser tragado pelo tempo e pela morte e ainda sobreviver para contar como foi”. Este é o triunfo da cruz! Leiamos Apocalipse 1:18: e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

Nós só seremos vitoriosos a partir da cruz, porque fora de Cristo e Sua cruz não haverá triunfo de um maravilhoso domingo de ressurreição. Mas o que nos traz espanto em nossos dias é ver aqueles que mesmo conhecendo a verdade, adotam um modelo doentio de espiritualidade. Estamos vendo hoje o florescimento do humanismo exacerbado, onde tudo gira em torno do homem. O homem é o centro e a medida de todas as coisas. Até mesmo a Igreja do Senhor precisa adequar-se às pesquisas de mercado. A verdade está perdendo o seu valor fundamental para esta geração humanista. Hoje as pessoas estão buscando não a verdade, mas o que funciona. Estamos vendo que os cultos mais frequentados são aqueles que supervalorizam a experiência, ainda que não aferida pela verdade revelada de Deus. Isto é recusar-se a ouvir a Palavra do Senhor. Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta. Jeremias 13:10.

Essa espiritualidade encenada e teatral traz fogo estranho diante do Senhor. Um cristianismo que anula a cruz não pode ser o verdadeiro. Muito pelo contrário, deixa as pessoas cada vez mais vazias. Todas as nossas experiências precisam ser avaliadas a partir da verdade do Evangelho de Cristo e sua cruz.

A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1:12-13.

O problema de muitos é que estão tão familiarizados com esta verdade e não a tomam como uma realidade espiritual para suas vidas. Algo muito perigoso é alguém assentar-se entre os santos de Deus, a qual Jesus se revela tão poderosamente, e não ser modificado! Quão fatal é não enxergar a fealdade do pecado e a contaminação do coração! Quando uma pessoa não tem prazer em se reunir como igreja, corpo de Cristo, provavelmente ela esteja vivendo em pecado ou então se considera melhor que os outros.Digo isto porque todo aquele que nasceu do alto, almeja ser mais parecido com o Senhor, por isso essa pessoa tem prazer na comunhão. Tem prazer em se reunir. Sabem por que muitos não têm satisfação em se reunir? Porque quando a presença de Jesus é manifesta em Sua Palavra, as coisas escondidas são reveladas. É por isso que “os perversos não prevalecerão na congregação dos justos”. Por outro lado, o povo de Deus abandona a escuridão e se torna livro aberto para ser lido por todos os homens. 2 Coríntios 3:2-3. Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.

É impossível alguém que morreu e ressuscitou com Cristo não manifestar a Sua vida. Se nós como igreja do Senhor não manifestamos a Sua vida, as nossas vidas deixam de ter significado. Cristo triunfou sobre o nosso pecado na cruz, mas agora, pelo caminho da cruz, Ele quer triunfar sobre nós. Em outras palavras, na cruz Jesus venceu o nosso pecado, mas agora Ele quer nos vencer. Ele já te venceu? É somente quando Ele nos vence que seremos os seus verdadeiros servos, porque fomos vencidos. A cruz é triunfante, mas ela precisa trinfar sobre cada um de nós. Pela Palavra de Deus vemos Cristo levando todos os nossos pecados; pecados da pior espécie, da maneira como Ele os viu e avaliou. Deus colocou todos os nossos pecados sobre o nosso bendito Substituto, e tratando com Jesus ali na cruz. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21.

Bendito seja o Deus de toda graça, porque não é só a remissão dos pecados que nos anuncia por meio da morte expiatória de Cristo. A nova criatura tem o privilégio de considerar-se a si mesmo morto para o pecado. Aqui está o segredo precioso de uma vida santa: estamos mortos para o pecado; vivos para Deus. Irmãos, o reino do pecado terminou, porque Jesus triunfou sobre eles na cruz. O que o pecado tem que ver com um homem morto? Absolutamente nada! É por isso que a razão se escandaliza com a cruz, mas a fé a abraça com alegria. O grande historiador Mark Shaw se referindo à morte de Jesus disse: “Onde Deus estava? Enquanto as testemunhas da crucificação viam a Jesus com arrogância, olhando para os céus à espera de um livramento, elas não viram sinal algum de Deus e presumiram que Ele estava ausente. A presença de Deus era despercebida, foi menosprezada e ignorada, porque Deus escolheu estar presente onde ninguém esperava encontrá-lo: no sofrimento, na vergonha, na humilhação, na fraqueza e na loucura da cruz de Jesus Cristo”. Infelizmente a mensagem cruz escandaliza muita gente nos dias de hoje, porque é loucura. Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 1 Coríntios 1:18.

Eis aqui o segredo do triunfo: a cruz de Cristo. Se Cristo triunfou na cruz, certamente o nosso triunfo é na fraqueza. É quando não podemos, que Ele pode tudo em nós. Não estou pregando nenhuma perfeição, mas uma vida de dependência absoluta do Senhor, porque toda a nossa suficiência vem dele. Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus. 2 Coríntios 3:5. Amém.


Solo Deo Glória

2 comentários:

  1. prezado Rev. e MD. Direor deste Site amravilhoso, afirmo que sou um dos seguidores desse Site na minha vida como bom leitor, a finalidade desta meu Pr. e par alhe pedir que consiga um livr desse Evangelico de preferencia desxse reforamdo, afirmo que estou montando uma pequena Biblioteca na minha casa, ficarei feliz, favor enviar esse presente deste livro p/RN, na RUa. Baia de Madureira, 16. Nova Parnamriim, Cidade de PArnamriim/RN. CEP. 59153-010, que Deus lhea BENCOE MEU AMADO pr.AMEM

    ResponderExcluir
  2. prezado Rev. e MD. Direor deste Site amravilhoso, afirmo que sou um dos seguidores desse Site na minha vida como bom leitor, a finalidade desta meu Pr. e par alhe pedir que consiga um livr desse Evangelico de preferencia desxse reforamdo, afirmo que estou montando uma pequena Biblioteca na minha casa, ficarei feliz, favor enviar esse presente deste livro p/RN, na RUa. Baia de Madureira, 16. Nova Parnamriim, Cidade de PArnamriim/RN. CEP. 59153-010, que Deus lhea BENCOE MEU AMADO pr.AMEM

    ResponderExcluir