segunda-feira, 26 de março de 2012

NO FUNDO DO POÇO



Então, dali, buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então, no fim de dias, te virarás para o Senhor, teu Deus, e ouvirás a sua voz. Deuteronômio 4:29-30.

A opulência dá um certo sentimento de auto-suficiência. O homem que se basta, fica insuportável. É difícil estar em posição elevada e não ter estima elevada por si mesmo. Uma pessoa satisfeita em todas os sentimentos e realizada em suas iniciativas torna-se intolerável no seu relacionamento.

Dentre todos os tolos, o presunçoso é o pior. Uma boa opinião acerca de si mesmo é a ruína de toda virtude. Ninguém pode fazer nada por aquele que se satisfaz. O egoísmo não é apenas pecado, mas encontra-se na raiz de todo pecado. Os egocêntricos são os que destroem a si mesmos. Uma pessoa cheia de si, supondo que tudo pode, é a expressão mais radical da obra satânica.


Por isso, Deus mostrou bem claro ao povo israelita que a sua fartura e esplendor iria levá-lo a uma posição de grandeza intragável. Mas, em virtude de sua misericórdia, o Senhor iria permitir a escravidão do povo, para deste modo humilhá-lo e fazê-lo voltar-se ao Senhor.

O desespero do homem é o princípio de uma esperança em Deus. Quando se chega lá no fundo do poço é que se tem a possibilidade de olhar para cima. Todos os tronos de Deus são alcançados descendo-se as escadas. Antes de José assumir o governo do Egito, ele aprendeu a reinar na cela subterrânea da prisão, aceitando a soberania de Deus em sua vida. Só pode buscar ao Senhor aquele que não se basta.



Mas quando na sua angústia se convertia o Senhor ,Deus de Israel, e o buscava, o achava. 2 Crônicas 15:4.
O melhor e mais eficiente tratamento para o orgulhoso é a humilhação. Quando alguém não se humilha diante de Deus é preciso ser humilhado, a fim de quebrantar este coração resistente e poder receber os benefícios da salvação.

A Bíblia mostra que Deus resiste aos soberbos, , porém, graça aos humildes. Tiago 4:6b. Então, a misericórdia divina humilha os arrogantes, para que estes humilhados, busquem com todo o coração, a humildade de coração e sejam em Cristo, abençoados por Deus.



Só o homem verdadeiramente vencido e quebrantado pelo poder de Deus tem a real condição de humildemente buscar o governo de Deus em sua vida. Ninguém consegue aceitar a soberania absoluta de Deus em sua vida, se antes não chegar nos limites totais de sua insignificância. Buscar o Reino de Deus em nossa vida como a prioridade principal é a mais eloqüente prova de nossa rendição completa.

Só há lugar de importância suprema para Deus quando reconhecermos a nossa reles condição de pecadores indignos e desgraçados.

E é neste contexto que as tribulações exercem um papel de grande valor. Quando o tapete nos é tirado e os meios humanos ficam fragilizados, nós somos levados a perceber nossa finitude e falência, e assim, acabamos caindo na realidade. A aflição, por si mesma, não santifica; ela cansa e angustia, deprime e seduz. Porém, a presença de Deus e o uso que ele faz dela, à medida que a relaciona com nossa vida como um todo... é que torna a adversidade salutar.


Quando a tribulação realiza seu papel de nos destituir da grande prepotência, e clamamos pela graça de Deus, então sua missão foi cumprida.





As aflições nos impelem a Deus, assim como as doenças nos levam ao médico. Tenho aprendido mais com as provações da vida do que com as suas vitórias. Se não fossem os ventos fortes, o tronco das árvores seriam moles. Se não fossem as duras provas, o caráter dos santos seria podre. As tribulações são, na maior parte das vezes, ferramentas com as quais Deus nos molda para coisas melhores. Muitos que corriam bem na vida cristã foram atrapalhados pelo sucesso material e o progresso social. Na abundância, eles encheram a agenda de compromissos e se esqueceram de Deus.

O homem é aquele que mais se ilude consigo próprio. O êxito nos negócios faz-nos pensar na independência pessoal. Ter controle nos empreendimentos não significa ser Senhor da vida. É duas vezes tolo aquele que é sábio a seus próprios olhos, está enredado no mais terrível engano, pois supõe viver a vida por sua sabedoria, sem a direção absoluta de Deus. Por isso, algumas vezes Deus leva seu povo a um deserto, ara poder falar-lhe com tranqüilidade.

As estrelas brilham mais intensamente nas noites mais escuras. De igual modo, brilha a graça de Deus nos corações acoitados pelo escuro das aflições. Só dá valor a uma vela ou a uma pequena luz que seja, aquele que se acha privado da menor luminosidade. Algumas vezes, Deus deixa seus filhos caminharem sozinhos no escuro, para que possam perceber a importância de sua presença. Quem entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu Servo? Quando andar em trevas e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor e firme-se sobre o seu Deus. Isaías 50:10. Quando nos encontrarmos tirados do comando da vida, sentiremos a maior alegria se Deus a conduzir.

O pecado fez do homem um ser muito arrogante, e deste modo, ele só busca a Deus, de verdade, quando não tem mais nenhuma alternativa a recorrer. Alguém definiu pecado, como a atitude soberba de viver a vida em total independência de Deus. O pecado não é tanto um ato errado como uma atitude arrogante e insubmissa. Muitas vezes fazendo coisas certas nós estamos vivendo em pecado, pois o que fazemos independe da vontade de Deus e é feito com as nossas forças e sob o nosso inteiro patrocínio.

Quando Deus permite que os cristãos passem pelos caminhos mais difíceis é porque tem propósitos superiores para os abençoar. A adversidade é o pó de diamante com o qual o céu dá polimento às suas jóias. Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Hebreus 12:6. No podium de Deus não sobem os que tem medalhas ou certificados, mas aqueles que tem cicatrizes determinadas pelo tratamento da graça.

 É na dureza da provação que vemos as almas que anseiam pelo Senhor. Enquanto uns se amarguram quando passam pela fornalha da aflição, os filhos de Deus compreendem com alegria o privilégio deste ajustamento. Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo quando passardes por várias provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tiago 1:2-3. Nenhum homem deve pensar que é melhor porque está livre de dificuldades. Deus não o considera apto para suportar algo maior.

Se você se julga melhor por não passar por grandes provações, cuidado, esta pode ser uma trágica realidade. Quando as almas são provadas e amadurecidas, mesmo que seja de maneira mais comum e simples, Deus está esculpindo as colunas do seu templo.


Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário