terça-feira, 20 de março de 2012

ACHAMOS AQUELE


O que estamos procurando quando estudamos a Palavra de Deus? Uma doutrina? Um consolo espiritual? Uma orientação de como viver bem aqui na terra? E com que propósito nós nos reunimos? Não é uma tarefa difícil, ao lermos a Palavra de Deus, descobrirmos que há dois tipos de pessoas que buscam se relacionar com Deus: um baseado nos feitos de Deus e outro, em Sua pessoa. Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel. Salmos 103:7. No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima. João.1:35-38.
No livro Cristo, a Essência de Tudo que é Espiritual, Watchman Nee fala desses dois tipos de pessoas, assim: um está cheio de "coisas", o outro está cheio de Cristo. Segundo ele, aqueles que buscam coisas não consideram a cruz. Vemos que, no episódio do monte da transfiguração, Pedro propôs um relacionamento com Jesus sem a cruz. Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Mateus 17:4. Tentar relacionar-se com Deus sem cruz não é comunhão, é fanatismo. Quando Pedro, cheio de compaixão pelo Senhor, quis evitar que seu Mestre fosse para a cruz, Deus Pai interrompeu envolvendo-o com uma nuvem para dar testemunho do Seu Filho amado. A proposta de Pedro não honrava ao Senhor, pois Este estava sendo colocado no mesmo nível de Moisés e Elias e era, portanto, um cristianismo sem cruz. Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. Mateus 16:21-23

O Senhor Jesus ao se dirigir aos fariseus fez esta advertência: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:39-40. Onde estava o erro dos fariseus? No fato de pensarem que a vida eterna estava em conhecer as Escrituras. E nisto, o Senhor Jesus os corrigiu, para dizer-lhes que a vida eterna está Nele.
Vejamos outra situação: Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo. Lucas 18:18-23.
 
Este jovem tinha a lei em forma de doutrina. Era convicto no que cria, mas recusou abrir mão do que possuía para seguir o Senhor; a doutrina deste homem mostrou-se insuficiente para desarraigar do seu coração o amor pelas riquezas. O apóstolo Paulo era um homem cheio de "coisas". Não se tratava de coisas ruins mas, sim, de virtudes: Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses 3:4-6.
Estas virtudes juntamente com a vida natural do apóstolo Paulo caíram por terra na revelação do Senhor Jesus Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo. Filipenses 3:8.
A Cruz do nosso Senhor Jesus põe fim em tudo aquilo que nos pertence, para que Cristo seja o centro de nossas vidas. É preciso uma operação profunda em nosso ser, para que Deus cumpra o Seu propósito em nós. Ele mesmo precisa nos levar ao fim de nós mesmos para que Cristo seja "tudo". O Espírito Santo, por meio da Palavra de Deus, tem como objetivo revelar a Pessoa do Senhor Jesus Cristo e manifestar, na vida do salvo, a Cristo. A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Lucas 24:44, João 14:21.
E o que buscamos quando nós nos reunimos? Uma solução para nossos problemas? Que as nossas necessidades sejam satisfeitas? Um "gozo espiritual?". Com que propósito nós nos reunimos? Há uma razão: reunimo-nos para que Deus cumpra o Seu propósito com respeito a Seu Filho. O nosso "congregar" não objetiva suprir nossas próprias necessidades. De fato, temos muitas necessidades e ao nos reunirmos muitas delas são supridas, mas isso é apenas uma conseqüência e não o foco. Reunimo-nos para que Deus cumpra o Seu propósito. E qual é o Seu propósito? É que o Senhor Jesus Cristo tenha a primazia sobre todas as coisas e que faça convergir Nele, em Cristo, todas as coisas. De fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra. Efésios 1:10.
Deus criou todas as coisas em Cristo, por Cristo e para Cristo, para que Cristo tenha a preeminência em todas as coisas.
Reunimo-nos não para nos ver, mas para vê-Lo. Ele é a pedra de alicerce, Ele é a nossa pedra angular e a nossa pedra principal. É Cristo e somente Cristo. A única justificativa, se é que há alguma, para nos reunirmos assim é para colocar-nos completa, absoluta e inteiramente sob o Nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Reunimo-nos para juntos expressarmos a pessoa de Cristo de tal maneira que Ele seja manifesto de forma plena. Deus Pai tem um propósito bem claro e definido em relação ao Seu Filho; mas Ele também tem um propósito bem definido sobre o Seu povo, sobre o que Ele quer que Seu povo seja. Fomos chamados segundo o Seu propósito para sermos conformes à imagem de Seu Filho.

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Romanos 8:28-29.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário