segunda-feira, 12 de março de 2012

RENASCIDOS PARA O REINO


“Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.” João 3:3.
Você já nasceu de novo? Este é um assunto fundamental. Não se pode desconsiderar um tema de proporções eternas. Nicodemos procurou Jesus com muita diplomacia, mas o Senhor foi contundente. No Reino de Deus, só há lugar para os renascidos. Apesar de todas as qualidades morais e da mais profunda vida religiosa, Nicodemos precisava de novo nascimento. Por isso, Jesus não titubeou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito. Não se surpreendam pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. João 3:5-7. Derek Cleave disse: Se você não nascer de novo, desejará nunca ter nascido.

Sem o novo nascimento ninguém poderá entrar no Reino de Deus. A ênfase de Jesus não é implicância rabugenta. É a única credencial. Você e eu não podemos participar deste Reino Divino se não passarmos pela obra do Espírito de transformação radical. Sem uma renovação total do coração, os homens não conseguem obedecer ao Evangelho mais do que à lei. É preciso desmontar o velho esquema da alma e construir uma nova dimensão no âmbito do espírito. E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei de sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. Ezequiel 11:19. Regeneração é essencialmente a modificação das inclinações fundamentais da alma. Com inclinações referimo-nos à direção do amor do homem, à propensão de suas afeições e à tendência de sua vontade.

Jesus Foi muito claro, sem novo nascimento ninguém poderá entrar no Reino de Deus. A causa de nossa miséria está em nós mesmos e precisamos de uma regeneração interior. A obra do novo nascimento não é apenas uma reforma externa, uma alteração na conduta, mera questão de faixada, mas uma mudança nas atitudes e no foco da confiança. A regeneração tem a ver com o centro da confiança. A velha criatura confia em si mesmo e nos sistemas que regem este mundo. A nova criatura crê, pela graça, apenas em Cristo. Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31. Mas lembre-se: A fé que salva não é a contribuição humana de um pecador procurando salvação, mas, sim, a contribuição do Deus gracioso procurando o pecador.

Jamais confunda novo nascimento com vida religiosa ativa. Há muita gente religiosa com um bom comportamento e uma vida moralmente digna que necessita urgentemente de novo nascimento. Muitas pessoas pensam que o seu desempenho religioso qualitativo vai abrir a porta do Reino de Deus. Cuidam que a decisão que fizeram ao lado de Cristo, aceitando-o como Salvador se mostra confiável para assegurar a salvação. Nada pode ser mais enganoso. Nenhum pecador foi salvo por ter aceito a Jesus. Não somos salvos porque aceitamos a Cristo, mas porque Cristo nos aceitou no seu sacrifício. Não fomos nós que o aceitamos, foi Ele que nos aceitou com o seu amor. A essência do pecado é a arrogância, mas a essência da salvação é a graça. De fato, na manifestação da graça nossa atitude não é propriamente de aceitação, mas de renúncia. Diante do tudo que Deus fez mediante o Senhor Jesus Cristo temos que receber esta dádiva renunciando a nós mesmos. Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Mateus 16:24. Se a graça é favor não merecido, nem mesmo a aceitação pode ser contabilizada nesta doação soberana. Receber a Cristo envolve a negação total de nós mesmos. A única coisa com a qual o homem pode contribuir para sua própria redenção é o pecado do qual ele precisa ser redimido, ensinava William Temple.

O novo nascimento é uma obra da graça plena de Deus realizada em Cristo Jesus através da revelação do Espírito Santo, mediante a sua Palavra, para pecadores indignos. Blanchard sustenta: Exclua do novo nascimento seu mistério, e você lhe terá roubado a majestade. O vento sopra onde quer. Você o ouve, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito. João 3:8
. Jesus não estava apontando aqui uma questão enigmática, mas anunciava os segredos da inconquistável graça de Deus. Sempre queremos saber como uma pessoa pode nascer de novo e Jesus salientou o mistério da serpente de bronze levantada na ponta de uma aste, como soro antiofídico. Todos os que eram picados pelas serpentes abrasadoras no deserto tinham a cura garantida no olhar para a serpente de bronze. Da mesma maneira como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. João 3:14-15. Aqui Jesus firmou a estaca da cruz. Em Cristo crucificado nós temos a garantia de nossa justificação. Atraídos por Cristo, fomos incluídos em Cristo. A sua morte se torna a nossa morte. Só pode renascer quem primeiro morrer. Insensato! O que você semeia não nasce a não ser que morra. 1Coríntios 15:36. Não há novo nascimento se não houver a morte da velha vida da alma. O grão de trigo desde que morra, nasce, e produz muito fruto. Uma vez mortos em Cristo podemos ter a certeza que a vida ressurreta de Cristo nos fará renascer. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, conforme a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. 1Pedro 1:3. O nosso novo nascimento vem quando cremos na Palavra de Deus mediante a revelação do Espírito Santo, que a morte de Jesus foi de fato a nossa morte e a sua ressurreição é a nossa nova vida.

Como podemos saber que alguém está nascido de novo? Uma vez renascidos temos agora as marcas do Reino de Deus, que é como uma semente de mostarda e não como uma lata de nitroglicerina. É uma vida que cresce e não uma bomba que explode. É vida de confiança em Cristo e de amor genuíno ao Pai e ao Filho, sem a tragédia da dúvida. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado. 1João 5:1. A primeira característica de uma pessoa renascida é sua fé somente em Cristo como Senhor e Salvador. A essência da fé está na opção que o coração faz por Cristo e seu amor preferencial por Deus. A maior e melhor coisa que pode ser dita acerca de um homem é que ele creu no Senhor de tal forma que o amou acima de tudo o que há no mundo.

Em segundo lugar o novo nascido tem uma aversão decisiva contra o pecado. Anselmo gritava: Se o inferno estivesse de um lado e o pecado do outro, eu preferiria saltar para o inferno a pecar deliberadamente contra Deus. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. 1João 3:9. Não entendo como um homem pode ser verdadeiro crente, se o pecado não é para ele o maior fardo, a maior tristeza, o maior problema, insistia John Owen. Nascido de novo vivendo no pecado é como um gato espojando-se na lama dum chiqueiro.

Uma terceira característica do regenerado é a vitória da fé sobre o sistema do mundo. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. 1João 5:4. George Muller ensinava: A fé não atua no âmbito das possibilidades. Não há glória para Deus naquilo que é humanamente possível. A fé começa onde as forças humanas terminam. A vitória da fé não leva em conta as pressões deste mundo, pois a fé é demonstrada pelos cristãos que se recusam a aceitar o fracasso como definitivo. Eles confiam em Deus mesmo quando parece que as peças não se encaixam.

Finalmente, o renascido demonstra um verdadeiro amor pelas outras pessoas. Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1João 4:7. O amor busca apenas uma coisa: O bem do ser amado. Ele deixa todos os outros elementos secundários por conta de si mesmos. E não há prova maior do nosso amor para com os outros do que o interesse principal pela salvação eterna. A medida de nosso amor pelos outros pode ser em grande parte determinada pela freqüência e intensidade de nossas orações em favor deles.

Você já nasceu de novo? O Reino de Deus não existe pelos seus esforços ou pelos meus. Ele existe porque Deus reina. A chave para entrar no Reino de Deus é nascer de novo. O ingresso para o Reino de Deus é gratuito. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário