segunda-feira, 26 de março de 2012

FUGAS E RESISTÊNCIAS


Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:11-12.



A história do homem na Terra tem sido uma trajetória de fugas e resistências. Todas as vezes que ele se sente ameaçado por qualquer sintoma hostil, fora do seu controle, ou oprimido por alguém, sua reação natural é fugir ou resistir. O ser humano sempre procura escapar daquilo que o amedronta ou assusta. E resiste àqueles que lhe causam coação. Desde que o pecado tomou conta do coração humano, a fuga tem sido uma marca de nossa espécie. Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. Gênesis 3:8. O medo assumiu o controle da alma, depois que a culpa tomou conta da mente. A melhor alternativa agora era fugir e ocultar-se com disfarces e proteções. Com máscaras de folhas e barreiras de troncos, o homem tentar encobrir as suas falhas, fugindo e escondendo-se da presença de Deus. Em face da transgressão moral e de sua rebeldia espiritual, cada passo de sua existência tem se caracterizado por uma postura essencialmente resistente. Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis. Atos 7:51. Estevão estava mostrando aqui que os judeus eram resistentes ao Espírito por tradição genética. Desde Adão e Eva que nossa conduta racial vem se demonstrando obstinada com relação às revelações divinas.


Mas há fugas que são absolutamente inúteis. Todo mecanismo que nos predispõe a distanciar da presença de Deus, causa um total absurdo. Ninguém pode fugir da presença de Deus. O salmista pergunta com muita inteligência e responde com sabedoria inconfundível: Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. Salmo 139:7-12.


A Bíblia fala da insensatez de um profeta que pretende fugir da presença de Deus. Freqüentemente encontramos pessoas com esta atitude insana. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. Jonas 1:3. Muitos expedientes têm sido elaborados com a finalidade de prover o distanciamento do homem da presença de Deus. Mas todos eles correspondem ao mecanismo da avestruz que enfia a cabeça na moita, deixando todo o seu corpo de fora. O ser humano pode não ter consciência da presença de Deus, porém, jamais conseguirá fugir de sua presença.


Por outro lado, há uma necessidade fundamental da fuga relacionada com alguns tipos de envolvimentos. As Escrituras instigam a inevitabilidade de fugir da idolatria. Fugir da presença de Deus é impossível. Contudo é imperioso que fujamos de tudo aquilo que assume o lugar de Deus. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 1Coríntios 10:14. A essência da idolatria é ter pensamentos indignos acerca de Deus. Por este motivo é forçoso para a saúde espiritual que fujamos de qualquer forma de idolatria. Um ídolo na mente é tão ofensivo a Deus quanto um ídolo na mão. Tudo aquilo que esfria o nosso desejo de intimidade por Jesus Cristo, se constitui numa postura idólatra que deve ser renegada a qualquer custo. Ninguém deve resistir à idolatria, mas fugir dela. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 1João 5:21.


Do mesmo modo que devemos fugir da idolatria, somos exortados a fugir de tudo aquilo que aparenta piedade mas desmerece o poder de Deus. A Bíblia mostra que os tempos do fim serão tempos difíceis, pois os homens se mostrarão bastante egoístas, avarentos, arrogantes... tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. 2Timóteo 3:1...5. Piedade exterior e corrupção interior formam uma mistura revoltante, que deve ser abominada em uma fuga permanente. A Palavra de Deus não sustenta qualquer envolvimento com este tipo de pessoa que aparenta santidade sem a demonstração poderosa da vida de Cristo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. 1Coríntios 5:11. Está claro que é preciso fugir das companhias fingidas. William Secker afirmava com razão: Uma prostituta maquilada é menos perigosa do que um hipócrita disfarçado. Não adianta combater este tipo de comportamento; neste caso, a fuga é a única atitude satisfatória para o equilíbrio emocional do crente.


Fugir de Deus é um despropósito, mas fugir da impureza é necessário para a manutenção da singeleza de coração. A impureza contamina a mente, corrompe a moral, contagia o corpo, emporcalha as relações e polui a linguagem. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete é fora do corpo; mas aquele que pratica a impureza peca contra o corpo. Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espirito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1Coríntios 6:18-19. O texto aqui exige a fuga da impureza e não o combate. É humanamente impossível alguém entrar no fogo sem se queimar e sair dele sem cicatrizes; como também, é inadmissível envolver-se com a impureza sem trazer as marcas de suas manchas. Deus não pede que nós resistamos à impureza, mas fujamos dela, do mesmo modo que sustenta a fuga de todo o tipo de paixões determinantes da juventude. Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 2Timóteo 2:22. A Palavra de Deus sustenta a mensagem que nos mantém fora do perímetro das paixões, por isso, fugir delas é a única alternativa viável. Ninguém é capaz de impedir o surgimento das paixões, nem tão pouco é competente para resistir à sua fúria. A grande arma contra a impureza e as paixões é escapar de sua influência, retirando-se o mais distante possível dos seus limites.


As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre. Salmo 119:160
. Nada mais seguro do que o terreno da verdade. Ainda que as verdades, como as rosas, tenham espinhos, os homens retos as levam sempre junto ao coração. Nossas almas devem ser o santuário e o refúgio da verdade. É uma grande estupidez tentar resistir à verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto a fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. 2Timóteo 3:8-9. Provavelmente estes dois homens fossem os sacerdotes de Faraó que tentaram com as suas artes mágicas resistir a Moisés, e acabaram desacreditados com o poder da verdade divina, revelada nas Escrituras.


Se há alguém que nós devemos resistir com a verdade e em plena confiança de fé, este é o Diabo, o pai da mentira. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7. Não podemos fugir de Deus, mas devemos fugir da idolatria, da hipocrisia, da impureza e paixões da mocidade. Não podemos resistir à verdade, porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da verdade, 2Corintios 13:8, mas devemos resistir ao Diabo, porque ele fugirá de nós. Muitos fogem do Diabo, porque resistem à verdade. Mas só aqueles que confiam na verdade de Deus podem resistir ao Diabo, pois têm a certeza de que ele fugirá. Quem tenta fugir de Deus resiste à verdade. Quem resiste ao Diabo com fé na verdade de Deus, tem a garantia da sua fuga. De quem fugir e a quem resistir, eis a questão!


Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário