domingo, 22 de abril de 2012

A MISSÃO GLORIOSA DA IGREJA NO MUNDO DECADENTE

Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não desanimes diante deles, porque eu farei com que não temas na sua presença. Porque, eis que te ponho hoje por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. Jeremias 1:17-18.


O livro do profeta Jeremias é o 24º livro no cânon das Escrituras, escrito entre 626-586 a.C. A missão de Jeremias desenvolve-se numa época perigosa e turbulenta. Seu mal era grave, crônico, moral e espiritual. O reino de Judá havia abandonado a Deus, fato este que vinha desde o reinado de Manassés, que ficou no poder por 55 anos. Nessa monarquia, o povo foi induzido a praticar repugnantes orgias e horríveis ritos através dos seus cultos, oferecer incenso à rainha dos céus e a outros falsos deuses, além de sacrifícios humanos aos demônios, algo nauseabundo, nojento.


Manassés, um rei pagão do mais alto escalão da maldade, derramou muitíssimo sangue inocente (Jeremias 7:18, 2 Reis 21:6,16). É verdade que a graça o salvou mais tarde. Tal qual a decisão de Adão e Eva, em querer destronar o Senhorio do Deus Todo Poderoso, não os elevou às alturas, mas suas escolhas fê-los descer aos abismos mais profundos da sua bestialidade, recrudescendo-os, aumentando a sua estupidez.


Jeremias, como profeta, atuou por quarenta anos como testemunha da verdade salvadora e da justiça. Ele chegou a ficar aprisionado e foi torturado por sua ousadia e afirmações contra o pecado, foi desprezado e rechaçado, resistido pelos falsos profetas; todavia era comissionado pelo Deus todo poderoso como cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze.


A princípio Jeremias recusou o chamado, porque não se julgava qualificado em realizar a missão, que era falar a Palavra de Deus. Na verdade, ele tinha razão, pois ninguém é digno para algo tão glorioso e sublime, que é transmitir e testemunhar uma mensagem salvadora e libertadora do Deus tão gracioso. Até porque o mundo é apavorante. Ele era incapaz, por si só, mas também tinha medo. ... ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Jeremias 1:6.


A lição que temos que tirar, enquanto Igreja, é de que Deus está tratando Jeremias, mostrando que, por si mesmo, ele não tinha nada a oferecer, mas , que, a suficiência divina lhe capacitaria para essa missão gloriosa. O regenerado precisa ter a plena consciência da luta espiritual, porém já ganha pelo Rei dos reis. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que está no mundo. 1 João 4:4.


Como povo de Deus, fomos atraídos no corpo de Cristo em sua morte e ressurreição para um novo viver. Somos comissionados e capacitados pelo poder eterno do Deus Espírito Santo, para levar a mensagem de esperança aos perdidos, para quem ainda vive no pecado. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundancia da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só – Jesus Cristo. Romanos 5:17. Muitos ainda estão presos em mentiras promovidas pela falsa religiosidade, com práticas pagãs, sem vida e nem fruto verdadeiro, ... são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas, como diz Judas 1:12.


É explícito que, quando não conhecíamos o Evangelho da graça, nos achávamos auto-suficientes, importantes, capazes para qualquer realização, e pensávamos que não éramos tão pecadores assim. Mas a experiência do novo nascimento, da morte do nosso velho homem na cruz, em Cristo, onde fomos convencidos do pecado, do egoísmo e da presunção de querer ser o que de fato não somos, nos trouxe uma nova realidade, onde a nossa suficiência, na pregação, é a vida de Cristo em nós. ...mas Cristo é tudo em todos. Colossenses 3:11.


Só existe um lugar totalmente seguro que nos sustenta, no Deus de toda graça e misericórdia. O estar em Cristo e Cristo em nós, nos leva a, em nome do Senhor Jesus, rejeitar toda vanglória e assim, podermos experimentar esse privilégio de sermos usados na missão. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. 1 Coríntios. 1:27-29.


O nome de Jeremias significa: designado de Jeová ou Jeová lança. O capítulo 1:5 traz a ideia de que Deus estava dando o profeta como presente para as nações. Jeremias foi investido com a autoridade de Deus como seu representante. A mensagem de Jeremias 1:10 significa designar uma pessoa para desempenhar um posto de autoridade, e lhe foi dada autoridade para falar dos propósitos que Deus tinha para as nações.


Considerado um modelo de Jesus, por alguns teólogos por suas ações e atitudes, Jeremias retrata um estilo de vida similar ao de Cristo e, por essa razão, pode ser considerado um tipo de Cristo e uma das personalidades mais parecidas com Ele no Antigo Testamento. O profeta demonstrou grande compaixão pelo seu povo e chorou por ele. Sofreu muito nas mãos do povo, mas perdoou. Diversas passagens de Jeremias são aludidas por Jesus em seu ensino.


Hoje, a Igreja é um presente de Deus para o mundo desvairado e pecador, e um dos instrumentos de Deus enviado para os perdidos. Estes vão ouvir o Evangelho da Cruz e ver as ações de Jesus através da Igreja. Na mesma passagem Jeremias 1:10, há uma expressão: te consagrei ou te santifiquei. Ser consagrado ou santificado significa ser separado para Deus.


Quando compreendemos que o próprio Deus se deu por nós, através de Jesus Cristo, podemos entender que a nossa vida é entregue para glorificar a Deus, servindo às famílias, aos nossos vizinhos, às nações e até mesmo aos que nos perseguem.


A missão do profeta era para ir a qualquer parte e dirigir-se a qualquer pessoa que Deus mandasse: aos reis idólatras, aos sacerdotes corruptos, aos profetas mentirosos, aos juízes injustos, aos homens de toda hierarquia. Aquele povo precisava saber que Deus estava irado com os seus pecados, mas que os chamava para o arrependimento. As mensagens de Jeremias continuavam a convidar o povo a abandonar o ritualismo externo e superficial.


 

 

Ele ensinava que a corrupção, a idolatria e os demais pecados têm sua origem num coração ímpio. O coração é enganoso e incurável, mais que todas as coisas; quem pode conhecê-lo? diz Jeremias 17: 9, e que sem um novo coração ninguém é capaz de obedecer a Deus. Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas pintas? Podereis vós fazer o bem, estando treinados para fazer o mal? Jeremias 13: 23.


A palavra de Deus trata, de Gênesis a Apocalipse, com muita seriedade, a pregação e ensinamento de uma vida nova, do novo nascimento. Jeremias entendeu muito bem, e, também que tal experiência só pode ser efetuada pela graça do Deus soberano. E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo coração. Jeremias 24:7.


A missão de cada cristão e da Igreja é participar de algo importante que Deus está realizando. A pergunta e a resposta de Eugene H. Peterson sobre este assunto nos edificam, quando ele diz: “E o que Deus está realizando? Ele esta salvando, está resgatando, abençoando, provendo, julgando, curando, esclarecendo. Há uma verdadeira batalha espiritual sendo travada. Uma intensa batalha moral. Há maldade, crueldade, infelicidade e doenças. Há superstições e ignorância; brutalidade e dor. Deus se levanta contínua e energicamente contra tudo isso. Ele é a favor da vida e contra a morte”.


O chamado de Deus para Jeremias fazer parte da sua equipe é também para cada crucificado que deseja obedecer e ajuntar tesouros no céu, e não na terra. É bem certo que aquilo que nos toma tempo, investimento, ardência e envolvimento, revelam os nossos valores. Eles trocam a verdade de Deus pela mentira e adoram e servem o que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém. Romanos 1:25 ... porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Lucas 12:34.


É preciso estar bastante claro, para cada um de nós, os nascidos de novo, que fomos consagrados, por graça, a nos comprometermos no projeto de Deus, anunciando as boas novas do seu Filho Jesus. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. 1 Coríntios 3:9. Nós não somos salvos para continuar vivendo do nosso jeito, e nem para seguir o padrão do mundo, mas sim para manifestar a vida de Cristo.


Precisamos pedir ao Espírito Santo o discernimento desta palavra: Não ameis o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15. É necessário pensar como Deus vê o mundo e o seu pecado. O Jornal “Puritano”, faz a seguinte citação: Você já parou para pensar como é que Deus vê a sociedade humana? É como uma porção de porcos se revolvendo na lama, como uma alcateia de lobos e cachorros voltando ao seu próprio vômito e o comendo. 2 Pedro 2:22.


Infelizmente, muitos cristãos têm repetido a história de Jonas, fugindo da vontade do Senhor. Ele havia recebido uma ordem de Deus para pregar em Nínive, que ficava a Leste, mas ele não obedeceu, decidiu por si mesmo e acabou indo para Társis, o extremo Oeste. Ele fez o contrário do que Deus ordenara. Os interesses pessoais de Jonas haviam se misturado, formando um composto tóxico e se tornando antagônicos ao chamado de Deus que era anunciar a graça salvadora.


Lamentavelmente, o seu patriotismo ocupou lugar mais importante do que a missão que Deus lhe dera. Jonas devia ser como um facho de luz para aquele povo de Nínive, que jazia em meio à escuridão da idolatria e do paganismo. Ele tinha a Palavra de Deus e foi escolhido para ser luz.


A Igreja é a luz que aponta a direção. É como uma cidade no alto de um monte; impossível escondê-la. Vocês são a luz para o mundo todo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Mateus 5:14. Os ímpios estão em decadência, nas trevas, caminhando para morte. A Igreja conhece o caminho que é Jesus Cristo, e este crucificado e ressuscitado, e deve apontá-lo para aqueles que vivem errantes. A Igreja conhece a vida em Cristo e deve compartilhá-la com aqueles que jazem mortos em seus delitos e pecados. Que missão gloriosa!


A experiência do novo nascimento é o melhor presente de Deus que aconteceu conosco em um mundo em decadência. O que seria de nós sem a vida de Cristo? O que vamos fazer, enquanto Igreja de Cristo, para com os perdidos? Que sejamos arautos de Deus como Jeremias para glória de Deus.


Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Colossenses 3:1-4.


Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário