domingo, 22 de abril de 2012

ADOREMOS A DEUS DE MODO ACEITÁVEL!

Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso Deus é fogo consumidor. Hebreus 12: 28-29


O tema central de Hebreus é a supremacia ou superioridade e suficiência de Cristo, completando e ultrapassando a revelação limitada aos homens por meio da Antiga Aliança. É importante perceber que um tema muito freqüente em Hebreus é a superioridade do Cristianismo em comparação ao judaísmo. Jesus Cristo é o suficiente Mediador entre Deus e o homem. Superior aos anjos, a Moisés, a Arão e a todos os profetas do Antigo Testamento. Jesus é o único que ao mesmo tempo é o Sumo Sacerdote e é a própria Oferta, sendo o seu sangue derramado, o selo da eterna aliança (Hb 13.20).


No texto de Hebreus 10.16-18citando o profeta Jeremias (31.33), lemos o seguinte: Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado. Portanto, se há remissão completa, não há mais necessidade de oferta pelo pecado. Porque tentar então pagar algo para Deus? Se faço alguma coisa, seja uma oferta, um jejum, ou ler a Bíblia para tentar melhorar a minha imagem e conceito perante Deus, então estou dizendo que a Cruz de Cristo não foi suficiente para me reconciliar com Deus.


Como cristãos essas práticas são legítimas, mas com a motivação correta, ou seja, por gratidão pelo que Deus fez a mim em Cristo Jesus. Por exemplo, podemos servir aos outros, contribuir para missões, cantar louvores, nos reunir, evangelizar, estudar a Palavra e etc., como expressão de gratidão ao Senhor por sua obra na Cruz por nós e em nós, mas de maneira nenhuma usar disso como troca, pois se fizermos com essa motivação estaremos anulando a Cruz de Cristo.


Somos pecadores e merecíamos a condenação, pois não temos condição de pagar a dívida. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5.1. Mas agora, já não há mais condenação sobre nós. O sacrifício de Cristo foi e é suficiente, para tirar toda a condenação da nossa mente e nos dar a sua paz pela justificação, mediante a fé. Você crê que aquele Sacrifício foi totalmente eficaz e que Jesus Cristo cumpriu toda a Lei de Deus, pagando nossa conta e rasgando a nota promissória? Agora o Espírito Santo através da Palavra está tratando com a nossa razão, vontade e sentimento para que vivamos de tal maneira, como verdadeiramente livres de qualquer dívida.


Assim como louvar, servir, contribuir, jejuar, ler a Bíblia e orar; rejeitar as ofertas de prazer do pecado também é uma atitude de adoração, agradável a Deus por causa da gratidão de um coração regenerado em Cristo Jesus e pelo motivo maior, que é a obra suficiente de Cristo na Cruz.


O autor da Carta aos Hebreus escreveu para um grupo de cristãos de origem judaica, que passavam por uma crise com relação a sua decisão de seguirem a Cristo, talvez por serem ainda apegados ao judaísmo. Contudo, pelo conteúdo da carta podemos notar que este grupo não era tão novo assim (2.3; 13.7; 5.11; 6.2), porém aparentemente isto era negligenciado pelo fato destes cristãos estarem em meio a tantos problemas (Hb 10.32-34), relacionados à sua convicção. O intuito da epístola é trazer a memória deles que, tudo que possuíam em Cristo era muito melhor do que aquilo que tinham antes. Tem por objetivo motivar os judeus cristãos a ficarem firmes no Senhor Jesus Cristo não voltando ao judaísmo, não considerando alto o preço de ser cristão.


Vejamos o texto de Hebreus 10. 32-38. Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável. Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.


Recebemos por graça um reino inabalável e agora podemos ser agradecidos e assim adoramos de modo aceitável ao Senhor por gratidão, com reverência e temor. Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso Deus é fogo consumidor. Hebreus 12. 28,29. O que implica adorarmos assim? Implica no que o autor de Hebreus compara como “correr uma maratona”.


Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Hebreus 12.1-3


Tendo reassegurado os hebreus de que eles estavam certos em descansar na suficiente graça de Deus, ele agora usa a figura de uma corrida para exortá-los a perseverar em sua vocação. No capítulo onze ele citou os muitos exemplos de fé, obediência e perseverança. Vejamos Hebreus 11.1-3, 8,13-19, 24-26, 35-40. Todas aquelas pessoas são mártires/testemunhas do fato de que a corrida pode ser vencida.


O autor de Hebreus compara a vida cristã a uma corrida olímpica grega de longa distância, na qual os atletas corriam cerca de 42 km ligando a cidade de Maratona a Atenas. Essa “grande nuvem de testemunhas” é o público formado não por celebridades, mas por homens e mulheres consagrados ao Senhor, falhos e carentes da graça de Deus, que venceram por causa do Cordeiro. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Apocalipse 12.11


A expressão “portanto” do versículo 1 do capítulo 12, nos leva a considerar o argumento conclusivo do autor em relação a nossa corrida, dizendo: “Agora que vocês perceberam que estas testemunhas passaram por grandes provações, e venceram porque creram que Deus havia preparado algo mais excelente do que esse mundo oferece para nós, saiam/deixem (apotithemi - voz média) todo o embaraço, coloquem de lado o peso, tirem das costas todo o estorvo e o pecado que cerca e incomoda continuamente a tua vida”.


A exortação que o autor continua fazendo é que esse “assédio” é perigoso e corremos grande risco. O termo “embaraço” aqui no texto, não quer dizer pecado, mas sim coisas que um atleta certamente deixa de lado para correr bem uma prova. No entanto a expressão “o pecado que tenazmente nos assedia” pode lesionar o atleta e retardar sua corrida. A expressão no grego é de conclusão: “Portanto, em razão disso”, “corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.


Embora essas testemunhas sejam para nós, provas contundentes de que a graça de Deus é suficiente em todas as circunstâncias, e de que não somos os primeiros a lutar com os problemas que enfrentamos, o autor de Hebreus e também as próprias testemunhas, estão nos apontando à pessoa de Jesus Cristo. O caminho da vitória na maratona da vida é concentrado totalmente na pessoa de Cristo. O apóstolo Paulo diz em Filipenses 3.12,13: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.


Olhar para Cristo significa tirar os olhos de outras coisas e fixá-los firmemente somente em Cristo. O escritor de Hebreus já tinha provado que Jesus Cristo é sobre-excelente, e que não há outro meio de ser agradável ao Pai a não ser pelo Filho. Por isso ele afirma algo fundamental para a nossa fé dizendo: “Irmãos, Jesus Cristo deixou de lado toda a vergonha e dor que passaria ao sofrer a morte de Cruz por causa de uma alegria superior. Portanto, deixem todo o embaraço e o pecado e corram, corram olhando para Ele, confiem Nele, pois Ele começou a boa obra em vós e também a aperfeiçoará”.


Os hebreus estavam em perigo de ficarem cansados e desencorajados voltando às práticas mais “seguras” do judaísmo, ainda que não tivessem sofrido tanto como Jesus. Então a admoestação é: Amados, refleti profundamente sobre aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra sua própria pessoa, para que não vos fatigueis, tampouco desanimeis. Hebreus 12.3 (VKJ).


A nossa ética de vida é determinada não por algo que possamos fazer para Deus, mas porque Ele já fez tudo por nós. Se você está crendo e entendendo essa graça suficiente de Deus, a sua resposta será de ações de graças. “nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças”. Efésios 5:4. Essa é a adoração contínua através das nossas ações que exaltam e louvam ao Senhor.


O autor de Hebreus termina o primeiro parágrafo deste capítulo fazendo um apelo aos irmãos para que considerassem a vida de Jesus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma. Hebreus 12.3. O apóstolo Paulo também corrobora com a igreja de Éfeso e conosco hoje, nos chamando a atenção para a mesma questão dizendo: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Efésios 5.1,2.


Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário