segunda-feira, 16 de abril de 2012

A DEMORA DE LÓ

Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens o pegaram pela mão, pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor, e o tiraram e puseram fora da cidade. Gênesis 19:16.

Tudo o que está escrito na Santa Palavra de Deus, absolutamente, foi escrito para o nosso ensino, como diz: Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4. Tudo foi escrito para o nosso aprendizado por meio de sinais, modelos, figuras e tipos, para nos instruir acerca de algo. Deus jamais escreveu uma palavra sequer ao acaso ou sem algum propósito. A história de Ló serve para nós como um sinal de alerta. Ló tinha de sair de Sodoma imediatamente após a ordem de retirada, todavia ele demorou-se. Apesar dessa sua desobediência, ele é colocado pelo Espírito Santo como um homem justo. E livrou o justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos, pois este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles. 2ª. Pedro 2:7-8. Vemos, nesta passagem,evidênciasda graça de Deus em sua vida, pois mesmo convivendo, ouvindo e presenciando as maldades ao seu redor, ele não se tornou um iníquo.


É verdade que isso só foi possível mercê da graça de Deus. Da mesma forma, se estivermos fora da graça do Pai, não somos absolutamente nada. O apóstolo Paulo foi muito enfático ao dizer: Mas pela graça de Deus sou o que sou, e a sua graça para comigo não foi vã. Antes trabalhei muito mais do que todos eles, todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. 1ª. Coríntios 15:10. Essa fala nos leva a enxergar que não é possível sermos coisa alguma à parte da graça de Deus.


A alma de Ló era atormentada por causa das obras iníquas que via ao seu redor, ou seja, ele sofria à vista do pecado. O mesmo sentimento que tinha o rei Davi ao dizer: Torrentes de águas nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei. Vi os infiéis e senti desgosto, porque não guardam a tua palavra. Salmos 119:136-158. O apóstolo Paulo também passou por isso ao dizer: Tenho grande tristeza e incessante dor no coração, porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus compatriotas, segundo a carne. Romanos 9:2-3. Absolutamente nada pode esclarecer esse sentimento senão a graça e a misericórdia de Deus.


Ló não segue a multidão para fazer o mal, mas em uma cidade totalmente depravada, anda de forma justa. Não podemos negar que ele foi um homem misturado, como muitos costumam ser. Ele era um homem que estava num processo de cura. Devemos nos lembrar que uma pessoa pode até ter muitas falhas, defeitos e fraquezas, e, contudo, ser um cristão verdadeiro. A crise na vida de Ló foi a destruição da cidade que amava, por isso se demorava em deixar o objeto de seu amor. Precisamos estar atentos para o pecado que tenazmente nos assedia. Deus, em sua infinita fidelidade, providenciará para seu povo crises e decepções com o fim de que a bendita pessoa de seu Filho seja formado em nós.


Não se despreza o ouro por estar misturado com a escória. Não podemos julgar ou criticar ninguém. Mesmo aquelas pessoas que se dizem estar debaixo da graça e apresentam imperfeições. Lembremos de que não somos chamados de modo algum à perfeição, mas à comunhão, como diz: Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus nosso Senhor. 1ª. Coríntios 1:9. Pois é a comunhão que nos leva à perfeição e não vice-versa.


Por isso, não podemos ficar acomodados numa religião de faz de conta, numa religião medíocre de final de semana. Numa religião de sistemas, tais como: pode ou não pode, faça ou não faça. Mas necessitamos nos render, nos entregar ao Deus de toda graça, o qual deseja ter uma comunhão íntima e real conosco, seus filhos.


Em que você e eu temos também nos demorado diante do Senhor? Em que temos sido negligentes? Onde é que não temos ouvido sua voz? Onde é que temos dado brechas para o maligno? Será que temos nos demorado em relação a recebermos nossa salvação que está em Cristo Jesus? A palavra de Deus é enfática ao dizer: Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram. Hebreus 2:3. Não há na Bíblia algo tão maravilhoso como o plano de Deus para a nossa salvação. No antigo testamento, vemos a providência Divina em proporcionar ao homem, um cordeiro como seu substituto. Já no novo testamento, vemos João Batista anunciar que Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira de nós o pecado. No dia seguinte João viu a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29.


Vemos, na dispensação da graça, que Jesus Cristo veio a este mundo com o propósito de pagar o preço, de quitar a dívida que nós jamais poderíamos liquidar, como diz: Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23. Cristo Jesus pagou o preço do pecado com a sua morte e nos atraiu a si para que nós morrêssemos Nele, por meio de sua eterna atração. E, naturalmente, a sua morte foi a nossa morte e a sua ressurreição foi a nossa ressurreição. Este é o mistério que destranca a nossa entrada para o reino eterno de Aba.


A pergunta que temos a fazer é: por que demoramos em receber essa graça que não nos custa absolutamente nada? Até quando cavaremos cisternas rotas que não podem reter águas? Até quando vamos ficar nos debatendo como peixes fora d’água, tentando fazer algo inútil em relação a nossa salvação? Em que mais temos nos demorado? Será que temos ouvido a voz de Deus em relação a nossa santificação?


Deus nos exorta a sermos santos, como Ele é santo. Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo vosso procedimento; pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1ª. Pedro 1:15-16. Nossa santidade decorre de Deus e não de nossos inúteis esforços. A Igreja não é santificada pelo “cheiro do suor” de Caim, mas é santificada pelo sangue do calvário, pela obra e pessoa de Cristo.Muitos não são santificados porque não abrem mão de seus inúteis esforços, achando que serão aceitos pelo que fazem. Por isso, jamais desfrutarão de uma vida de santidade. Muitos vivem de maneira medíocre por não reconhecerem seus próprios erros. Não querem mostrar a farsa em que vivem, temendo os olhares acusadores das pessoas que estão a sua volta. A palavra de Deus diz: Há daqueles que são puros aos seus próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia. Provérbios 30:12. Se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6:3. Afinal de contas, a quem queremos enganar?


Temos medo de expor nossas fraquezas perante as pessoas, mas a palavra de Deus nos ensina justamente o contrário. Portanto, confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16. É verdade que precisamos de sabedoria do alto para saber a quem vamos abrir nosso coração, a fim de que isso possa ser um momento de cura e não de mais dor. Fomos chamados para viver em liberdade, livres do peso da culpa e de toda condenação, e não agrilhoados pelas algemas do inimigo.


O apóstolo Paulo assim escreve: Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres. Estai, pois, firmes e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da escravidão. Gálatas 5:1. Cristo Jesus estános prometendo uma libertação genuína. Até quando vamos deixá-lo do lado de fora da porta? Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20. Quanto mais demorarmos em sair das trevas, mais vamos nos demorar em usufruir da doce presença de nosso Aba. Essa decisão cabe somente a nós. A pergunta que nosso querido Senhor nos faz é essa: queres ser curado? Às vezes, podemos nos prender a coisas erradas que praticamos no passado, achando que o fato de sentirmos culpa é a punição adequada aos pecados cometidos. Entretanto, a pergunta continuará sendo a mesma: queres ser curado? A cura depende totalmente de nossa decisão, pois o Senhor está de braços abertos para nos acolher.


Esqueçamos das coisas que para trás ficam e prossigamos para o alvo, como nos ensina Paulo em: Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas prossigo para alcançar aquilo para que fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:12-14.


Que o doce Espírito Santo de Deus traga revelação aos nossos corações para que possamos tomar a decisão de viver para glória e louvor daquele que nos resgatou das trevas para sua maravilhosa luz em Cristo Jesus! Amém.


Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário