sexta-feira, 6 de abril de 2012

AINDA QUE....TODAVIA

Ainda que a oliveira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento, ainda que as ovelhas sejam exterminadas, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17-18
.

O livro de Habacuque é o oitavo dos profetas menores. Embora tenha mais de dois mil e quinhentos anos, sua mensagem é atualíssima. Os tempos podem mudar, mas o coração dos homens não. Ele ainda é prisioneiro das mesmas ambições, desejos e inclinações pecaminosas. Henrietta Mears diz: “o livro de Habacuque começa num vale profundo e termina nas alturas excelsas”. Ou seja, ele vai do desespero à esperança, do temor à verdadeira fé.

Desde a queda de Adão e, consequentemente, de toda a raça, - como está escrito: Porquanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12 - o sofrimento tornou-se algo inerente na vida diária do ser humano. Todos, indistintamente, passarão por sofrimentos. O sofrimento vem para o rico e para o pobre, para o crente e para o descrente. A verdade é que o sofrimento não faz acepção de pessoas.A palavra de Deus é clara em dizer: Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. Não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:22-23.

Deus tem uma medida de sofrimento para cada ser humano. É verdade que muitos, por suas escolhas erradas, atraem o sofrimento para suas vidas, por não saber discernir o precioso do vil, e por querer andar segundo a sua própria vontade em detrimento da vontade de Deus. Lembre-se do que a palavra de Deus diz em: não vos enganeis: Deus não se deixa escarnecer. Tudo que o homem semear, também ceifará. O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:7-8.

Diante dessa verdade, fica uma pergunta inquietante: o que temos semeado em nossas vidas? É certo que a colheita desses frutos virá. O apóstolo Paulo tinha em sua mente plena convicção de que todas as coisas que lhe aconteciam estavam debaixo da soberania de Deus. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.

A maldade, o pecado provocado por outras pessoas contra os filhos de Deus, está debaixo da soberania do Pai e não foge de seus propósitos em trabalhar na vida do seu povo. Nenhuma pessoa vai dizer ou fazer algo para um amado do Pai, gerando qualquer desconforto, sem que o próprio Deus não conheça e de alguma forma não o tenha permitido. O salmista diz: Pois tu, ó Deus, nos provaste, tu nos refinaste como se refina a prata. Tu nos deixaste cair no laço, e cargas pesadas nos colocaste nas costas. Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças, passamos pelo fogo e pela água, mas nos trouxeste a um lugar de abundância. Salmos 66:10-12. Toda circunstância gerada contra os eleitos de Deus está no seu controle.

O problema é que o ser humano não quer demonstrar fraqueza, não quer reconhecer sua total incapacidade, e, muito menos, sair do controle, ou seja, render-se. Porém, o Senhor só opera na fraqueza, ou melhor, no reconhecimento da fraqueza. Este mundo é a grande escola de Deus para o tratamento do ser humano. Deus precisa imprimir seu caráter na vida de seus filhos. E como Ele vai fazer isso? Através do sofrimento. Assentar-se-á como fundidor e purificador de prata, purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como a prata. Então eles trarão ao Senhor ofertas em retidão. Malaquias 3:3. Esse versículo bíblico intrigou algumas mulheres num determinado estudo bíblico. Elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e a natureza de Deus. Descobriram que, no refinamento da prata, é preciso que o artesão fique sentado segurando a mesma no centro da chama, onde ela é mais quente, para queimar as impurezas. Deve manter seus olhos na prata o tempo todo em que ela estiver nas chamas, pois se a prata ficar um minuto a mais que o devido, pode ser destruída. O refinamento da prata termina somente quando o artesão vê sua imagem nela.

Nossos dias são dias de conflitos, solidão, estresse, ansiedade, depressão e medo, e todos, sem exceção, estão sujeitos às tempestades da vida. As adversidades chegam sem pedir licença. O profeta Habacuque declarou embaixo da dependência de Abba: “Ainda que”! Não importa a dor, a perda, o sofrimento, quando os olhos estão postos no Deus de toda a graça, pode-se caminhar feliz pelo vale da sombra da morte e, ainda assim, estar alegre e exultante na soberania de Deus. Este mundo é a escola de Deus para tratar com todo o ser humano. As adversidades só têm um propósito: tirar aquilo que não agrada o grande Refinador. Deus quer imprimir em cada um de seus filhos a Sua imagem, ou seja, o caráter de Jesus Cristo. E nós precisamos disso. O salmista é claro em dizer: Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra. Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. Bem sei, ó Senhor que as tuas leis são justas, e que em tua fidelidade me afligiste. Salmos 119:67-71-75.

E para os que não nasceram de novo, Deus precisa levá-los ao fim de si mesmos, para que reconheçam a Cristo como único Senhor e Salvador. Deus está com os olhos fitos em cada um de seus eleitos, cuidando de cada um como a menina dos olhos, dizendo: Ainda que meu pai e minha mãe me desamparassem, o Senhor me recolheria. Salmos 27:10. E, também: Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, jamais me esquecerei de ti. Isaías 49:15.

Por vezes, a tendência do cristão é ficar com os olhos fitos na figueira e esperar frutos dela: alimento, figo, ou melhor, o doce do figo. Mas, quando isso não acontece, quando o fruto não vem, o que fazer? Habacuque começa sua profecia com choro e medo, e a termina cantando e confiante. O que produziu a mudança em seu coração? Certamente foi a certeza da soberania de Deus em todos os aspectos da história do seu povo. O Senhor tem o seu caminho na tormenta, e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Naum 1:3-b. E, também: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Salmos 46:1-3. Quando se mantém o olhar somente para figueira, depara-se com fraqueza e desespero. É preciso aprender, pela graça de Deus, a olhar firmemente para o autor e consumador da fé. Certamente, quando os olhos estão postos naquele que pode todas as coisas, não precisamos entrar em desespero, pois sabemos que Ele está no controle de TUDO!

O sofrimento, na vida do ser humano, baseia-se em perdas: seja da saúde, do emprego, afeto, bens materiais ou até mesmo de um ente querido. Toda pessoa que passou por alguma perda, via de regra sente-se culpada por isso. Mas, é bom lembrar que, como seres finitos, todos estão sujeitos a perdas e não se tem como evitá-las. Se não há como evitar o sofrimento, pode-se torná-lo menos doloroso ao buscar e andar na presença de Deus Pai. Tu me farás ver a vereda da vida; na tua presença me encherás de alegria, com delícias perpétuas à tua direita. Salmos 16:11. Isto porque: Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1.

Muitas vezes, aquele que está sofrendo procura não falar e até mesmo nem pensar naquilo que traz sofrimento, como um meio de fuga. Por outro lado, só encontraremos a cura ao extravasarmos todo sentimento que causa a dor. Quando se evita falar acerca desse sentimento, o corpo reage de forma negativa, trazendo doenças físicas e emocionais. O rei Davi foi claro ao dizer: Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido o dia todo. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor tornou-se em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Salmos 32:3-5. Quando confessamos nossos pecados primeiro ao Senhor e também a um irmão de confiança, estamos dando o primeiro passo para a cura.

Jesus foi claro ao dizer: Disse-vos estas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo. João 16:33. Ele e somente Ele pode dar graça aos seus filhos para viverem tanto nos dias fáceis e alegres, quanto nos dias difíceis e tristes. Muitas pessoas, quando recebem um não de Deus, em momentos de dor, ficam duras como o salmista: A minha alma recusou ser consolada. Salmos 77:2-b. Toda pessoa vitimizada por um ego doído acha-se no direito de não receber o consolo de Deus. Não se dobra à soberania de Deus, pois quer que a sua vontade seja feita tanto na terra como também deveria ser feita no céu. E, assim, jamais poderá tocar na dor do outro, pois recusa-se a receber o consolo que somente o Pai celestial pode conceder. Bendito seja o Deus e Pai de nosso senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Somente aquele que passou ou está passando pela tribulação pode ser consolado por Deus e, assim, pode ser um canal de bênçãos para aqueles que também estão sendo atribulados.

Que o nosso Deus e Pai possa abrir os olhos do nosso entendimento para que possamos enxergar além da tristeza e assim glorificar seu Santo nome! Amém.


Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário