domingo, 22 de abril de 2012

ENOQUE ANDOU COM DEUS


Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”. Gênesis 5.24


Todos os anos quando se aproxima a data do meu aniversário surge-me o questionamento sobre o sentido da vida. Depois de algum tempo, sou levado a lembrar que a minha avaliação será sempre limitada quando o ponto de partida sou eu mesmo. Quando isso acontece nada mais funciona, a não ser voltar-se para Deus, a fonte da vida. A Bíblia sintetiza em poucas palavras a vida de um homem que estava totalmente alinhado ao Seu propósito. Seu nome era Enoque. Não há muitos detalhes sobre a sua vida. Poderíamos imaginar que se houvesse uma lápide em seu túmulo, nela poderia estar escrito as seguintes palavras: "Enoque andou com Deus". Porém, seu destino foi outro, "porque Deus o tomou para si".


A Bíblia fala de dois homens com o nome de Enoque. O primeiro aparece no capítulo 4 de Gênesis, trata-se do filho de Caim. "E coabitou Caim com sua esposa; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho". Gênesis 4:1. Este Enoque está relacionado com o surgimento da cidade. A civilização nasce com Caim. Aparece o homem político (da polis – cidade), o homem artista e o homem artesão. Desde então, a auto-suficiência e a violência se multiplicaram gerando uma sociedade fundada na hostilidade e na competição. Portanto, o caminho do primeiro Enoque está ligado ao mundo e à glória dos homens.


O segundo Enoque é um dos descendentes de Adão. Sua caminhada tomou outro rumo. Uma caminhada caracterizada pela amizade com Deus. Enoque "recebeu testemunho que tinha agradado a Deus". Hebreus 11:6. Em Gênesis 5, em meio à genealogia de Adão, em que ocorre oito vezes a expressão - "e morreu" – aparece um breve comentário sobre Enoque. Algo inédito acontece. Uma quebra da narrativa é feita. Enoque não experimenta a separação de Deus, ou seja, a morte.


O que fez Enoque se tornar tão especial para Deus? Quais são os ensinamentos que podemos aprender com este moço? ( Enoque viveu apenas 365 anos, ainda jovem para a expectativa de vida de sua época. Seu pai, Jarede, viveu novecentos e sessenta e dois anos. Seu filho, Matusalém viveu novecentos e sessenta e nove anos.)


O verbo "andar" vem do vocábulo hebraico "Klh" – (halak) que, além de outros, tem o sentido de "caminhar aproximadamente", "caminhar junto de", "conduzir". Este sentido nos traz a idéia de proximidade, comunhão. Enoque desfrutava de uma comunhão íntima com o Senhor. Caminhava junto dele. Andar com Deus significa primeiramente um encontro, uma vida de comunhão e uma vida alinhada com o propósito Deus. A vida é uma caminhada. Tudo começou no Édem, um lugar maravilhoso, o jardim de Deus. Lugar de harmonia e comunhão entre Deus e o homem. Alí Deus se comunicava e "andava no jardim pela viração do dia" Gênesis.3.8. A queda derrubou o homem desta posição e o desalojou deste espaço, dando início a uma longa e pesada caminhada fora do paraíso. O resultado da desobediência dos nossos pais (Adão e Eva) foi a morte. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". Romanos 5:12. A humanidade conheceu a morte em suas três dimensões. Morte espiritual - separação espiritual de Deus. Morte física - separação do corpo físico e, morte eterna - separação final de Deus (ainda por acontecer).


Depois do pecado não havia mais caminho para se chegar até Deus. Os filhos da rebelião não poderiam ter acesso a Deus se Ele não tivesse vindo até nós através da encarnação de Cristo. Para que pudéssemos gozar a união com Deus, Cristo sofreu a separação no Calvário. O grito de dor ecoou pelo universo: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste"? Mateus 27:46. Ele assumiu a dor da nossa solidão para nos dizer: "Agora podemos estar juntos novamente". Segundo as Escrituras, fomos crucificados com Cristo, sepultados, ressurretos e feitos co-herdeiros com Cristo. Fomos reconciliados e recolocados dentro dos planos de Deus. Eis a razão de Emanuel - Deus conosco. Contudo, esta é apenas a porta para uma longa caminhada. A cruz é a porta. O destino é Deus Pai e o caminho é o próprio Cristo. Uma vez salvos, inicia a caminhada de experimentar a Suficiência de Cristo, cujo destino final é participar da glória e do reino do Senhor Jesus Cristo sobre todas as coisas.


Andar com Deus é tornar-se a cada dia mais parecido com Ele. Enoque estava tão ligado a Deus que encontrava Nele todos os recursos que necessitava. Ele abriu mão de si mesmo, não era mais dirigido por seus próprios pensamentos, sonhos ou planos, mas sim, por Deus. Esta é a experiência dos que estão em Cristo É ser influenciado de tal maneira que não existimos mais para nós mesmos, mas para aquele que morreu e ressuscitou. "Não mais eu, mas Cristo; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus". Gálatas 2:20. A fé foi a característica básica da vida de Enoque. Em Hebreus capítulo 11:6-7 lemos: "Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproximar de Deus creia que ele existe e que torna galardoador dos que o buscam". A palavra fé no original grego nos dá a idéia de: união, convicção, fidelidade e confiança. Enoque possuía uma tremenda confiança em Deus e em sua Palavra. Pela fé Enoque estava unido a Deus. Tornou-se um com Deus e isto agradou a Deus.


Em Amós 3:3 lemos: " Como andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo"? O homem pós-queda (Gênesis 3) tem muita dificuldade para se submeter à Deus. Enquanto os que vivem sem Deus no mundo procuram saciar sua sede de sentido em coisas estranhas, aqueles que andam com Deus, pela fé, se deleitam com os detalhes mais rotineiros de sua vida, pois sabem que em cada situação, cada gesto, em cada palavra Deus está bem presente. A presença de Deus ilumina cada detalhe de nossa vida e nos torna pessoas satisfeitas e agradecidas. Andar com Deus significa tornar-se mais parecido com Jesus Cristo. É crescer "na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".


Esta caminhada não se dá individualmente. Ela se dá como povo de Deus, como Igreja. É nessa caminhada que aprendemos com todos os santos a comunhão, a edificação e a adoração. É o cumprimento da promessa de Ezequiel 11:19. "Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e serei o seu Deus". A Igreja caminha com o Senhor. Ela goza do cumprimento da promessa de um novo coração. Da promessa de novo espírito, e da promessa de um novo andar.


Não pense que as características do tempo em que viveu Enoque eram melhores que as nossas. Em Judas há indicações sobre o momento em que ele viveu - um tempo impiedoso. A palavra "ímpio" ocorre duas vezes no livro de Judas e vem do termo grego "asebhv" – (asebes), usado para descrever uma pessoa "descrente", "perversa", "destituída do temor de Deus". Esta era a situação dos homens do seu tempo. "Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram. Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse".Judas 14-16. Vemos que Enoque profetizou. Somente um verdadeiro amigo poderia conhecer os caminhos de Deus. Enoque falou sobre a segunda vinda de Cristo, com os seus milhares de santos para executar juízo sobre o mundo.


Enoque também é um símbolo daqueles que não dormirão, mas que serão transformados, "num momento, num abrir e fechar de olhos" ( 1 Coríntios. 15:51-52). Transladação, e não morte, era a esperança de Enoque. Este também é o destino da Igreja. A Igreja, à semelhança de Enoque, será tirada do meio do mal que a rodeia. Enoque foi tirado antes que o dilúvio acontecesse "se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram" Gênesis 7:11. Enoque foi levado antes que a maldade humana tivesse atingido o seu máximo, e antes do julgamento divino ser desencadeado. Enquanto aguarda a segunda vinda de Jesus, a Igreja caminha no mundo proclamando o evangelho da salvação, a completude em Cristo.


A vida de Enoque demonstra que a união com Deus não somente nos livra da condenação do pecado, como também nos faz cumprir o propósito original de Deus para conosco. Deus ficou satisfeito com Enoque, por isso, tomou-o para si, não permitindo que ele experimentasse a morte. Ilustra também o destino do homem - a união com Cristo para experimentar a plenitude da vida: Salvação, Santificação e Glorificação. Em Miquéias capítulo 6:8 encontramos: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus". Não é possível andar com Deus sem a cruz e sem Cristo. Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me". Mateus 16:24. Andar com Deus por meio de Cristo não é a melhor maneira de viver, é a única maneira de viver, sem o que, nada mais funciona. Com certeza você conhece o ditado: "Diga com que andas e direi quem tu és". Sendo assim, com quem você tem andado ?


Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário