sábado, 11 de agosto de 2012

A IMPACIÊNCIA E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz, toma, pois, a minha serva; porventura terei filho dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Gênesis 16:2.
Aqui vemos a incredulidade lançando suas sombras sobre o espírito de Abraão, afastando-o do caminho da fé na palavra de Deus. Eis que o senhor me tem impedido de dar à luz. Estas palavras revelam a impaciência e a ansiedade usuais decorrentes da incredulidade. No caso especifico de Abraão, ele deveria ter considerado o que Deus tinha dito e, deste modo, esperar pacientemente no Senhor, o cumprimento da promessa graciosa.

O coração, naturalmente, prefere tudo, menos esperar. Lançará mão de qualquer expediente, qualquer plano, qualquer recurso, em vez de aguardar firmemente o cumprimento da Palavra de Deus. Uma coisa é crer numa promessa, outra coisa é esperar a sua realização.

A palavra grega diástema indica o intervalo de tempo entre o inicio de um desejo até vê-lo realizado. O significado desta palavra pode ser exemplificado na vida de uma criança. Se você prometer ao seu filho alguma coisa, ele com certeza, não duvidará da sua palavra, contudo, você verá o quanto ele andará agitado e ansioso até que você cumpra o prometido.

Entre os adultos tal coisa também acontece. Ninguém pode dizer que nunca se comportou como uma criança. Vemos que no capitulo 15 Abraão evidencia sua fé: E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça. Gênesis 15:6. Todavia, no capitulo 16, falha ao exibir sua impaciência: E ouviu Abraão a voz de Sara. Abraão creu, porém, falhou por não esperar.

Aqueles que estão no "terreno" da fé, isto é, os que confiam suas vidas às mãos do Senhor, devem saber que a confiança está intimamente ligada ao conhecimento experimental que o coração tem de Deus. A nossa apreciação, bem como a nossa confiança em Deus dependem do nosso conhecimento Dele. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome: porque tu, Senhor, nunca desamparaste o que te buscam. Salmos 9:10.

No entanto, as palavras de Sara ao dirigir-se à Abraão revelam o quanto ela desconhecia o Senhor: "O Senhor faltou-me; talvez que a minha criada egípcia possa servir de meu recurso". Tudo serve - menos Deus - para um coração que está sob a influência da incredulidade.

É verdadeiramente "admirável" vermos as ninharias às quais recorremos quando perdemos a noção da Graça de Deus, da Sua fidelidade infalível e de Sua indubitável suficiência. Quando perdemos de vista tudo isto, perdemos aquela condição calma e tranqüila tão necessária às nossas vidas e, começamos a dar preferência a expedientes ou, recorremos a meios que consideramos convenientes para atingir nossos objetivos.

Porém, coisa amarga é nos afastarmos do lugar de absoluta dependência de Deus. As conseqüências são certamente desastrosas. Se Sara tivesse dito: "a natureza faltou-me, mas Deus é o meu recurso", como tudo teria sido bem diferente! A natureza - quer velha quer jovem - é a mesma para Deus. Quando a nossa atenção é desviada do Centro, que é Deus, somos compelidos a experiências desastrosas.

Quando Deus faz uma promessa Ele não a vincula a qualquer reciprocidade. Ele a cumprirá incondicionalmente, e a fé descansa Nele, em perfeita liberdade de coração. Deus não necessita de qualquer contribuição da "natureza" para cumprir Suas promessas. Ele é Auto-suficiente e por isso, não precisa do nosso auxílio.

Assim sendo, quando nos achamos "assentados aos pés" do nosso Senhor podemos deixar de olhar para qualquer meio natural: E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia: e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta,Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10: 38-42.

O caminho da fé é um caminho muito simples e muito estreito. Por um lado, não exalta os meios; por outro, não os despreza. Existe uma grande diferença entre o emprego que Deus faz da criatura para servi-lo, e o emprego que fazemos do serviço para excluirmos Deus.

No caso de Marta, ela usou o serviço para excluir o Senhor. Então, onde está a diferença entre Marta e Maria, se as duas serviram ao Senhor? Marta serviu ao Senhor do jeito dela, e Maria serviu ao Senhor do jeito Dele. Adão agiu de forma semelhante, uma vez que, após a queda, tentou ser aceito por Deus à sua maneira – do seu jeito. Temos também o caso de Abel e Caim. Ambos trouxeram suas ofertas, mas a de Caim foi rejeitada. Rejeitada por quê? A experiência se repete. Caim tentou agradar ao Senhor do seu jeito. No texto que escolhemos como base para este estudo, podemos verificar que Sara também agiu do seu jeito e, o resultado foi desastroso.

O que significa o chamamento de Marta? Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas. Ao chamar a atenção de Marta, o desejo do Senhor era libertá-la do fervor "natural" – do fervor da carne. O Senhor quer nos libertar do nosso jeito de servi-lo. Isto significa que precisamos ser reduzidos a uma só coisa. O que significa uma só coisa? Conforme o texto, significa: estar "aos pés de Jesus".

O Senhor não precisa de "Martas"na Sua Igreja. Isto também fica claro pelo fato de ter Jesus chamado a atenção de Marta. Marta, Marta, representa a visão natural. O Senhor não faz uso dos nossos "dons ou talentos" naturais. Tudo isto tem que ir para a Cruz. Mas, podemos perguntar: Quem, então, serviria ao Senhor? A resposta: As "Marias". Vamos repetir a frase: Marta serviu ao Senhor do jeito dela, Maria serviu ao Senhor do jeito dEle.

Marta usou o serviço para excluir o Senhor. Deus usou os corvos para suprir as necessidades de Elias, mas Elias não os empregou para excluir Deus. Maria serviu ao Senhor do jeito Dele, isto é, Maria foi servida pelo Senhor. E qual foi o jeito que o Senhor achou para servir Maria? No descanso, assentada aos pés do Senhor. O coração que está verdadeiramente confiado em Deus não cogita lançar mão de seus próprios meios. Apenas espera Nele, na doce certeza de que, por quaisquer meios que Lhe agradem, Ele abençoará, proverá e suprirá todas as coisas.

Maria assentada aos pés de Jesus ouvia a Sua Palavra. Então, vamos servi-Lo no descanso. De que maneira Paulo serviu ao Senhor? No descanso da Graça: Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. I Corintios 15:10. Toda ação no serviço ao Senhor, seja na pregação, no testemunho ou na adoração, deve ser Na Graça.

Há muita coisa sendo dita e sendo feita em nome do Senhor, sem nenhuma conexão com Ele. Por isso, se alguém nos diz o que devemos fazer para sermos salvos ou, que devemos fazer isso ou aquilo para nos santificar, não devemos acolher tais sugestões."Estas coisas" simplesmente roubam o lugar de Deus. Roubam a Glória que só é devida a Cristo.

Se a salvação, ou nosso andar com Deus depender de: Sermos ou fazermos alguma coisa, estaremos inevitavelmente perdidos. Graças a Deus, não é assim, porque o principio fundamental do Evangelho é que: CRISTO É TUDO EM TODOS. O homem NADA é. Não há qualquer possibilidade de mistura entre o homem e Deus. É tudo de Deus – do começo ao fim. A paz do coração não se assenta em parte na obra de Cristo e, em parte, na obra do homem. A nossa paz descansa inteiramente na obra de Cristo.

O que o nosso Senhor realizou naquela Cruz foi uma obra perfeita – perfeita para todo o sempre. A boa nova revelada nas Escrituras nos assegura que, o que Deus fez por nós e, em nós, é uma obra simples, perfeita e incondicional. Não precisamos acrescentar ou agregar nada ao que é perfeito.

Porém, os falsos mestres querem transtornar tudo. Querem confundir, querem roubar a Glória de Deus; querem negar a Graça e o Senhorio do nosso Senhor Jesus Cristo, conforme está escrito: Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Judas 1:4.

Em Cristo encontraremos o perfeito descanso. E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário