terça-feira, 26 de março de 2013

O PERDÃO RECUSADO

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. Efésios 2:1.
O homem foi criado à imagem de Deus, foi colocado no lugar perfeito, foi-lhe concedida a oportunidade de ter perfeita comunhão com seu Criador e de participar da glória de Deus. Todavia, tudo isto foi dado sob uma condição, isto é, que o homem exercesse voluntariamente seu livre-arbítrio. Vê-se, pois, que o amor não voluntário não é amor. Deus é amor; Ele criou o homem à sua própria imagem, de sorte que Ele, Deus, pudesse gozar de camaradagem com o homem e ter comunhão com ele. Por isso se fazia necessário conceder livre-arbítrio ao homem como prova de seu amor espontâneo. Por esta razão a "árvore do conhecimento do bem e do mal" foi colocada no jardim e do seu fruto o homem não podia comer. E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2: 16 e 17.

Não obstante, este estado de amor e obediência não durou muito tempo. Satanás tentou o homem a duvidar da palavra de Deus e, assim, Adão usou seu livre-arbítrio para desobedecer à ordem de Deus. Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Gênesis 3:1. Por dar ouvidos a Satanás, o homem caiu. Por causa do pecado, o homem ficou sujeito à morte. Assim, a morte veio sobre todos os homens. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12. Esta é, pois, a condição em que o homem se encontra. Ele é culpado e inapto para permanecer diante de Deus. Ele não tem meios de apagar o passado e não tem capacidade de obedecer ao padrão de santidade de Deus. Somos culpados por aquilo que somos e estamos separados do nosso Deus, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Romanos 3:23.

Nascemos em uma geração contrária a Deus. Não optamos por ser pecadores, não é uma questão de escolha, já nascemos com esta herança; nascemos gênero humano, nascemos no pecado, herdamos, assim, esta natureza de nossos pais. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5.

Do céu Deus olha para a terra e procura se há um que entenda, um que O busque, e Ele mesmo responde: Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um. Salmos 53:3.

Quando a Palavra de Deus faz o diagnóstico sobre o pecador, o trata com toda firmeza, mas nosso Deus jamais deixou de buscar o homem para livrá-lo desta condição de membro de uma geração contrária a Ele. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para a condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens, para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Romanos 5:18 e 19.

O diagnóstico é verdadeiro e parte de um Deus cheio de graça, disposto a nos buscar. O pecado entrou por meio de um só, mas o perdão também entrou por meio de um só: Jesus, o Filho de Deus, que foi dado a nós para nos resgatar desta geração à qual pertencemos. Salvai-vos desta geração perversa. Atos 2:40b.

Não há outro meio de sairmos do que herdamos de Adão a não ser pela morte; somente com a morte deixamos de ser geração perversa.Mas o Senhor dos Exércitos se declara aos meus ouvidos, dizendo: Certamente, esta maldade não será perdoada, até que morrais, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos. Isaías 22:14.

Por que muitos não aceitam o perdão de Deus? No ano de 1829, George Wilson, um homem da Filadélfia, foi julgado pelos crimes de homicídio e roubo de malas postais dos Estados Unidos. Constatada a sua culpa, foi condenado à forca. Os seus amigos recorreram ao presidente americano, que tem o poder de perdoar um condenado à morte e obtiveram dele, presidente Jackson, o perdão. Porém, George Wilson recusou-se a aceitá-lo! Criou-se um impasse. O que fazer quando alguém que é condenado à morte recusa o perdão? O governador hesitou! Como poderia mandar enforcar um perdoado?

Assim, o presidente ordenou ao Supremo Tribunal Americano que resolvesse a questão. E o juiz respondeu: Um perdão é um documento cuja validade depende de ser aceito pela entidade à qual diz respeito. Pode-se compreender que, quem tenha sido sentenciado à morte se recuse a receber o perdão; porém, se recusar, já não é perdão. Importa, pois, que George Wilson seja enforcado. Assim, ele foi executado, apesar de seu perdão estar sobre a escrivaninha do governador.
O condenado da história, mesmo tendo sido perdoado, escolheu a morte. Cristo já veio e trouxe tudo que precisamos para não sofrermos a condenação do pecado. Ele nos livrou da morte eterna. Mas, infelizmente, muitos recusam o perdão de Deus e preferem a morte e não a vida. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Deuteronômio 30:19. O perdão de Deus já está disponível. E nós, o que vamos escolher? Não endureçamos os nossos corações pois, segundo a Palavra de Deus, ele já é de pedra, e, se recusarmos a obra de Cristo em nosso favor, ele se tornará em uma pedra das mais duras que conhecemos. Eles, porém, não quiseram atender e, rebeldes, me deram as costas e ensurdeceram os ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito. Zacarias 7:11,12a. Com Cristo morremos para nós mesmos, para o pecado e recebemos o perdão de Deus. Cristo, agora, é nossa vida, Cristo vive em nós.
 
Soli Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário