sábado, 7 de julho de 2012

O QUE É SER UM CRISTÃO?

Tendo-o encontrado Paulo, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11:26
A palavra Christianos é um termo latinizado do grego, encontrado apenas três vezes no Novo Testamento e designa os seguidores de Cristo Jesus (Atos 11:26; 26:28; 1 Pedro 4:16).
Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11:26. A recém formada igreja em Antioquia era constituída de uma mistura de gentios e judeus de fala grega e aramaica. Nessa cidade os crentes em Jesus foram chamados pela primeira vez de cristãos – aqueles que seguem a Cristo. Não foram identificados pela naturalidade, pela cultura nem pelo idioma, mas pelo que tinham em comum – a vida de Cristo.
Em Atos 26:28 lemos: Por pouco me persuades a me fazer cristão. Este fato foi descrito por Lucas da ocasião em que o apóstolo Paulo em Cesareia foi arguido pelo Rei Herodes Agripa II, por volta de 58 d.C. Ainda o texto de 1 Pedro 4:15-16 diz: Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.
No entanto os escritores bíblicos descrevendo os seguidores de Cristo usaram outras expressões como crentes, irmãos, discípulos (Atos 5:14; 6:3; 11:26), eleitos, fiéis (Colossenses 3:12; 1 Timóteo 4:12), servos de Deus (Romanos 6:22), santos, igreja de Deus (1 Coríntios 1:2). Pelos de fora da igreja primeiramente os cristãos foram chamados "do Caminho" (Atos 9:2; 19:9,23; 22:4), e pelos adversários de "seita dos nazarenos" (Atos 24:5).
Ao pensarmos sobre a pergunta que dá o título a esse artigo, podemos ser levados a considerar o contexto social, político e econômico da época dos apóstolos ou o nosso contexto atual. Não importa tanto o contexto passado ou presente para nossas considerações aqui, mas sim o que de fato acontecia na fé prática dessas pessoas impactadas por Jesus Cristo, o que levou a serem chamadas de cristãs.
Então vamos à pergunta: O que é ser um cristão? A nomeação dada aos que seguiam, e seguem, a Jesus Cristo revela uma identidade ou uma identificação. Não foi um nome dado por honra, mérito ou por prestígio devido a uma elevada posição. Antes, foi um nome dado por escárnio, zombaria e identificação com o Cristo. Ter sido chamado cristão não foi elogio, foi uma forma de desmerecer os irmãos da igreja primitiva. O que você e eu vemos numa pessoa da qual podemos dizer: É um cristão!?. Ou o que há em nossa vida que nos identifique como tal?
Biblicamente o significado da palavra Cristãos no grego é "seguidor de Cristo", dando o sentido de que o cristão deve ser uma cópia de Cristo. A designação não está relacionada a alguma religião ou denominação religiosa, mas sim à identificação que uma pessoa tem com a pessoa de Cristo. Desta maneira muitos dizem que “ser um cristão” é: ser um discípulo de Cristo; é ser como Cristo; é ser uma nova criatura em Cristo; é ter a vida de Cristo no seu interior; é ser sal e luz; é andar com/em Jesus; é identificação com Cristo, é vida substituída.
O que distinguia os cristãos do primeiro século? Os que os observavam prontamente os reconheciam como inteiramente diferentes dos praticantes do judaísmo ou da filosofia grega; foi uma progressiva associação em que não se distinguia nessa gente um judeu ou um grego, mas Cristo sendo tudo em todos. Hoje você e eu, estamos sendo reconhecidos como cristãos?
Creio que de tudo o que podemos pensar corretamente sobre ser um cristão, ainda assim, a definição carece de um elemento prático. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13:35. A característica fundamental, e que revela a identidade do Cristão, é o amor. A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27.
Pertencer a uma denominação, ou andar conforme um padrão religioso, não torna ninguém um cristão. O que nos torna discípulos é sermos identificado com Cristo na sua morte e ressurreição. Jesus fez o convite para sermos seus seguidores, dizendo: Se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Mateus 16:24. Aqueles que são verdadeiros cristãos não somente creem que foram incluídos na morte e ressurreição com Cristo, mas também o amam e por isso se submetem ao seu senhorio. É a mudança da morte para a vida, das trevas para a luz, da malignidade para a retidão, e tudo isso propiciado pelo poder e graça de Deus. Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos. João 8:31.
Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2:10-11. Você e eu não podemos ter um grande relacionamento com Deus, maravilhoso e cheio do Espírito Santo, se as nossas relações com as pessoas à nossa volta estão entenebrecidas. A principal qualidade identificadora pela qual os verdadeiros cristãos são reconhecidos é o notável amor que têm entre si. Porém isso, muitas vezes, não tem sido notório aos olhos do mundo.
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 1 João 3:18.Não é estranho? Falamos e cantamos sobre a misericórdia e a graça e depois viramos as costas em desafeto, ou quando cumprimentamos, no fundo do nosso coração não faríamos uma refeição com aquela pessoa. Se nós confessamos: “Cristo é a minha vida”, mas não falamos ou até mesmo desprezamos a outros irmãos, então estamos amando somente de palavra, mas na prática estamos longe do amor. Se o limite do “Ser” um cristão é simplesmente se reunir, ouvir uma pregação e cantar, então não somos cristãos. Se justificar dizendo que por não fazer mal ao irmão está tudo bem, é não discernir o corpo de Cristo.
Mas não foi assim que aprendestes a Cristo... (Efésios 4:20; 5:4). É o tom de voz, é a gentileza, é o cuidado com o outro, é o respeito, é o considerar o outro superior a si mesmo, é o não maldizer, é desistir da ironia, do sarcasmo, do egoísmo. Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Mateus 20:25-27.
A questão é mais profunda do que pensamos. “A vida do verdadeiro cristão é marcada por obediência habitual. A nossa obediência não será perfeita. Um verdadeiro cristão irá pecar; é por isso que ele deve ser sensível ao pecado. Mas a vida de um verdadeiro cristão será marcada por um novo relacionamento, um relacionamento real com o Senhor da Palavra de Deus. Isto não significa que iremos viver uma vida de perfeição sem pecado, como Ele viveu. Mas significa que o nosso modo de andar, de viver, de ser, de falar – todos os aspectos da nossa vida estarão, pouco a pouco, de alguma forma em conformidade com a vida de Cristo.” Paul Washer.
A questão é: Jesus Cristo é o Senhor da minha vida? O apóstolo Paulo escreveu: Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. Romanos 14:9. Muitos querem a salvação e as bênçãos, mas não querem o Senhorio de Jesus Cristo.
Se submeter ao Senhorio de Jesus Cristo é deixarmos de querer a nossa vontade para abraçar a vontade dEle. Deixarmos de amar por nós mesmos, para então amar com o amor dEle. Deixarmos de viver por nós mesmos, para viver por Ele. A vida cristã é viver em Cristo, viver por Cristo e viver para Cristo. A maravilha de ser um cristão consiste na renúncia que é feita somente por amor.
Aí sim eu e você estaremos começando a ser mais parecidos com Cristo. O que me interessa é o Cordeiro manso e humilde de coração. Quero aprender com Ele e a cada dia ser tornado um pacificador, suave com o próximo, firme e amoroso, falando sempre a verdade em amor.
Para que isso possa acontecer Jesus nos chama para andar nEle. Andar em Cristo faz a nossa realidade mudar. Você quer andar em Cristo? Ele não nos pergunta se você e eu conseguiremos ou não, Ele pergunta se queremos. Ser um cristão significa renunciar a si próprio para viver para Deus. Desde o momento em que recebemos a Cristo como nosso único Senhor, cremos com o coração e confessamos com nossos lábios a Deus que já não somos mais donos de nós mesmos, mas que agora somos dEle.
Ser um cristão é refletir o caráter de Cristo; é expressar a vida de Cristo no dia a dia de tal forma que as pessoas possam lê-la em nós. Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens... (2 Coríntios 3:2-6). Aquele que ama o seu irmão não é salvo por causa do seu amor, mas ele tem uma expressão amorosa porque foi salvo pelo amor de Deus. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. 1 João 4:11.
O chamado de Jesus para sermos seus discípulos não está condicionado a pararmos de pecar e nem com o propósito de irmos para o céu. O chamado de Jesus Cristo é: “Submeta-se à minha autoridade, ao meu senhorio e você será meu discípulo, experimentará o meu amor, a minha vida, a minha santificação, a minha purificação”.
Tão somente disponha ao Senhor Jesus Cristo a tua vida, submeta-se a Ele nessa caminhada, pois todos os que andaram com/em Ele foram reconhecidos como seus discípulos, como Cristãos. Deus será glorificado, a igreja será edificada e perdidos serão salvos. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13:35.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário