sábado, 14 de julho de 2012

DUAS DAS FACES DA IGREJA: ORAÇÃO E AMOR

E perseveraram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2:42. Fazendo, sempre com alegria, oração por vós.... Filipenses 1:4. E peço isto: que o vosso amor aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Filipenses 1:9.
O nome dado à cidade de Filipos foi em homenagem a Filipe da Macedônia, pai de Alexandre, o Grande. Filipos era uma colônia romana, por onde passavam mercadores de nações orientais e ocidentais. Isto fez da cidade um lugar estratégico para a pregação do evangelho. Lídia, sua família e algumas mulheres creram no evangelho e foram batizadas (Atos 16). Ela pediu que Paulo e seus companheiros ficassem em sua casa.
Paulo e Silas acabaram presos por expulsar o espírito imundo de uma escrava e, na prisão, a pregação do evangelho do Cristo crucificado trouxe salvação ao carcereiro e à sua família. Provavelmente esta igreja foi a primeira a ser estabelecida na Europa por Paulo. O apóstolo era prisioneiro em Roma, em 62 d.C., quando escreveu esta belíssima carta, que contém práticas indispensáveis nos relacionamentos dos irmãos, e para o progresso do evangelho. Paulo, mesmo preso, demonstra um carinho e um interesse grandioso pela igreja, quando ele ora e fala do amor.
É bem verdade que o seu ministério em Filipos foi marcado por açoites e maus tratos, mas a verdadeira expressão de fé se deu quando ele orava por aquela igreja amada de Deus, e por aqueles irmãos que dela faziam parte. Ele viu motivo para agradecer a Deus pela vida dos irmãos e da igreja, e não criticar. Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós. Filipenses 1:3.
O modelo inserido nesta carta é o do cuidado pastoral pelo bem-estar da igreja, onde Paulo expressa muito amor por ela. Onde, também, o regenerado, debaixo do Senhorio de Cristo o cultiva e o exerce; tendo isto como uma das faces da vida espiritual. O cristão é agente da graça e não da desgraça. A palavra cooperação; citada em Filipenses 1:5, traz a ideia de parceria, participação e contribuição: um ato de amor para o bem do outro.
O amor e a oração em favor da igreja devem ser a marca daquele que foi substituído através da morte e ressurreição em Cristo. Somos chamados para sermos cooperadores e não opositores. Hernandes Dias comenta: A igreja é a noiva do Cordeiro, amada no céu e deve ser amada aqui na terra. Por ela devemos levantar o nosso amoroso clamor. Não podemos aquietar em ver a igreja do Deus vivo sendo envergonhada, sendo humilhada, sendo objeto de opróbrio”.
O modelo de oração de Paulo é contínuo e cheio de alegria: o seu coração é voltado para Deus e para a igreja. As palavras “fazendo sempre... súplicas” estão no tempo presente, significando que Paulo orava pela igreja constantemente. Ele expõe as necessidades da igreja na presença de Deus, diante do trono da graça, com total dependência e confiança. Temos nós clamado pela igreja com perseverança? Temos colocado o rebanho do Cordeiro a cada dia na presença do Pai? A oração é a manifestação da intimidade com Deus.
A oração-intercessora, perseverante, é marcada com alegria. A carta aos Filipenses é chamada “a carta da alegria”. A alegria de quem nasceu de novo é reflexo de um relacionamento com O Deus Trino. Fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações. Filipenses 1:4. Somente o Evangelho da graça da pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo em nossas vidas promove a oração com alegria. “Porque outrora todos nós, estávamos mortos em delitos e pecados”, que tristeza, filhos espirituais do Diabo. E agora, vivificados e feitos filhos do Deus altíssimo. Que alegria, chamados para a glória dEle.
Temos o motivo de grande alegria, que é patenteada e garantida exclusivamente pelo Deus-homem ensanguentado na cruz. Assim, pela graça podemos alcançar vidas através da pregação, oração e do amor divino que é derramado em nossos corações. Um dos propósitos dessa belíssima carta foi alertar a igreja sobre os perigos internos, como quebra de comunhão e desunião, presunção, espírito de superioridade, pecados que rodeavam o seio da igreja e roubavam sua eficácia. Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:1-3.
Paulo relembra aos irmãos em Filipos que no estar em Cristo, as diferenças são superadas pelo amor, e que o dom da comunhão é derramado pelo Espírito Santo que habita na nova criatura. E por isso, a linguagem do amor do regenerado precisa ser prática. Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho em entranhável afeição de Jesus Cristo. Filipenses 1:8. O apóstolo expressa afeição ardente e interesse pelo bem-estar espiritual daqueles irmãos ... tenho-vos em meu coração, v.7.
A palavra “saudade” ou “afeição”, usada por Paulo, é a tradução literal de “vísceras”. Isso fala de fortes sentimentos íntimos, que brotam das entranhas. Por conhecer e experimentar o incomensurável e profundo amor de Cristo, Paulo se posiciona para com a igreja no mesmo estilo do seu Senhor. É isso que o texto está dizendo ... entranhável afeição de Jesus Cristo. E, com o mesmo carinho e amor que Cristo tem mostrado pelas vidas. Assim, em conformidade com o exemplo de Cristo, precisamos demonstrar afeto uns para com os outros.
Todo aquele que é lavado e remido pelo sangue do Cordeiro, o seu coração palpita com o coração de Cristo. O amor de Cristo passa através de nós, aos nossos irmãos e à igreja. ... porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Romanos 5:5. Francis Schaeffer, um escritor cristão, disse: O amor não consiste de palavras, mas de atitudes”. O próprio Cristo afirma que somos conhecidos como seus discípulos pelo amor.
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. 1 João 4:7,8 e 11. Não tem como falar que “ama a Cristo” e não amar a igreja e nem se preocupar com ela. Na visão bíblica quem ama cresce em amor. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção. Filipenses 1:9.
O apóstolo queria ver mais amor entre os irmãos, e menos conflitos, porque o amor é dom supremo. ... se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:3-7.
O escritor William Barclay diz: O amor é sempre o caminho do conhecimento. Quando amamos alguém, desejamos saber cada vez mais acerca dele; se amarmos uma pessoa, desejaremos saber cada vez mais a respeito dela. Se amarmos Jesus, desejaremos conhece-Lo mais e mais.”
Somos salvos para conhecer e manifestar as riquezas do amor de Cristo, e para sermos face deste amor nas relações e no convívio com o nosso próximo, para que segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior, e assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor. Efésios 3:16-17.
O amor a ser conhecido e praticado nesse mundo vem do modelo do Senhor Jesus Cristo, no esvaziamento dos seus direitos, na face de servo sofredor e da ovelha muda que vai para o matadouro. E não das reivindicações terrenas, cobiçadas por aqueles que ainda não nasceram de novo, e por isso rejeitam o molde da cruz .O único meio capaz, apresentado por Deus, para nos levar à pratica do amor, é o extermínio do velho Adão; com o qual cada um de nós nascemos, e isso se deu verdadeiramente na atração do Deus-homem, ao ser levantado na cruz. Ele viu o penoso trabalho da sua alma e ficou satisfeito. Isaías 53:11.
O Senhor Jesus Cristo foi sacrificado com os mais elevados requintes de perversidade, que o pecado pode causar. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; como um de quem os homens escodem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:3,5.
Agora, por graça, sabemos o custo desse amor imensurável do nosso Salvador, que é dado em prol de cada um de nós, indignos e endurecidos Mas ele nos amou, pôs o seu amor em nós, e por isso, não podemos continuar sendo indiferentes. Os filhos de Adão não sabem amar, mas os filhos de Abba são chamados pelo amor, para amar. Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo. 1 Pedro 1:18-19.
É por isso que o amor eterno e absoluto, revelado em Cristo, é o único capaz de promover atitudes de amor. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10. Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. 1 Pedro 4:8. Sabemos que as fortalezas que nos rodeiam e têm atrapalhado os nossos relacionamentos são destruídas em Cristo através da oração e do amor.
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. 2 Coríntios 10:4-5.
Como é maravilhoso saber que Aquele que é suficiente em Si mesmo, que tem tudo em Si mesmo e que é dono de tudo, se interessa por nós pecadores. Você já faz parte dessa igreja amada, a noiva do Cordeiro? Você tem experimentado o amor de Deus pela igreja, derramado em seu coração verdadeiramente? Por graça, Espírito Santo, aviva a Tua igreja em oração. Por graça, Espírito Santo, aviva a Tua igreja em amor para a glória do Senhor Jesus. Amém.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário