sábado, 15 de dezembro de 2012

Papai Noel Era Bispo

O personagem histórico do qual deriva a atual figura do Papai Noel foi São Nicolau, Bispo de Mira (atual Demre) na Turquia, que viveu no século IV, foi preso mais de uma vez sob o Imperador Diocleciano, por não negar a sua fé em Jesus Cristo, mas não foi martirizado, tendo uma vida longa. Foi uma pessoa bondosa, que amava as crianças e a elas distribuía presentes, e possuía vestes episcopais vermelhas. Foi declarado santo, por se atribuir ao mesmo a realização de vários milagres em vida. Uma Basílica foi construída em sua honra, quando faleceu. Com um carisma de “ajuda” a sua memória foi venerada rapidamente no Leste Europeu, entre bizantinos e coptas. Com a invasão islâmica à Turquia, os seus restos mortais foram transladados, posteriormente (1087) para a Basílica de Bari, na Itália.
No século XVI se viu, na Alemanha (talvez associado à figura germânica de Odin), a propagação da prática de, no dia 06 de dezembro, se associar à sua figura a distribuição de presentes, entrando pelas chaminés. Os holandeses, que o denominavam de SinterKlass trouxeram essa versão meio religiosa-meio folclórica para a Nova Amsterdam (depois Nova York). Ali os anglo-saxões o rebatizaram de Santa Klaus, e estilizaram a ideia do trenó e das renas, em razão da neve do inverno.

Em 1823 Clement C. Moore escreveu a novela “Uma visita de São Nicolau”, concorrendo, ainda mais, para a sua popularização. No século XX o personagem foi popularizado, inclusive com o apoio da Coca-Cola. Hoje, com variações de versões locais, o Papai Noel (ou equivalente) foi se espalhando por todo o mundo, com suas lendas, sendo, no caso do Brasil, personagem popular nos centros de compras.

Creio, que, a essa altura, não dá para negar a presença dessa figura culturalmente alinhada de um velhinho bem nórdico (morrendo de calor nos trópicos), mas sim, que se pode “recristianizá-lo”, resgatando, entre os cristãos, a figura piedosa e amorosa do personagem original:São Nicolau, meu colega Bispo…

Como Nicolau, expressemos a todos o amor de Cristo, em forma de solidariedade e presentes, especialmente para as crianças.

Soli Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário