sábado, 1 de dezembro de 2012

ÁGUAS E ÁGUAS

O quadro do rio que flui debaixo do limiar do templo e que fertiliza as áreas estéreis do vale do mar Morto é um claro exemplo de simbolismo, e expressa as bênçãos que fluirão da presença de Deus no Seu santuário para outras partes da terra. Este rio tem o seu paralelo na nova vida em Cristo.

No último dia da festa dos Tabernáculos, um dos maiores dias de acordo com a tradição judaica, o sacerdote providenciava bastante água e a derramava na soleira do templo. Essa água descia escadaria abaixo. Isso era um tipo de cerimônia. Então, nesse maior dia da Festa dos Tabernáculos, todo o povo de Israel se ajuntava para ver esse acontecimento. Enquanto aquela água estava sendo derramada, Jesus exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:37b-38. Quando o Senhor disse isso, Ele tinha o quadro da visão de Ezequiel em vista e via como a água corria do templo. Nós somos esse templo, nós somos o templo de Deus.

Na visão do profeta Ezequiel e por outros textos da palavra de Deus, a vida cristã não é uma vida de estagnação, mas uma vida em movimento e crescimento. O rio aumenta seu volume à medida que desce para o leste através das montanhas em direção ao Mar Morto e, rapidamente, aprofunda-se demais para ser atravessado. O contexto do simbolismo é a continuação da visão de Ezequiel. Estas águas representam o crescimento ou a evolução da vida de Cristo em nós. Águas correndo suavemente do canto meridional do limiar do templo, passando pelo altar do holocausto. Aqui encontramos a base da nossa experiência com Deus: o primeiro passo em direção ao reino de Deus é passar pelo altar, isto significaa morte do homem para o pecado. Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer. 1Coríntios 15:36.

(1) Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. Ezequiel 47:3.
A torrente começou como um fio de água. O crescimento daquele que nasceu de novo rumo a maturidade é um desejo de Deus, expresso em nós, pelo Espírito Santo. No início da caminhada, o nosso conhecimento da pessoa de Cristo ainda é bem superficial. Estamos caminhando na convicção daquilo que Deus fez por nós, fará em nós e através de nós. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz. Efésios 6:15.

(2) Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos. Ezequiel 47: 4a.
Notamos aqui que as águas já chegaram até os joelhos, isto denota uma pequena evolução. Estamos crescendo na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. Joelhos são símbolos de fraqueza e adoração. As circunstâncias estão sendo usadas por Deus para revelar a nossa fraqueza e ao mesmo tempo os joelhos se dobram em total adoração e dependência. Os "olhos de nosso coração" estão sendo iluminados para a revelação da pessoa do Senhor Jesus.

(3) Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. Ezequiel 47:4b.
Neste estágio a evolução das águas chegou até os lombos, a parte frontal do tórax, onde os órgãos principais da vida estão ali contidos. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Efésios 6:14. Isto significa que a verdade de Deus é a nossa total segurança. A verdade de Deus nos foi revelada em Cristo. Tudo o que envolve a nossa vida desde o novo nascimento, santificação, até a glorificação, encontra-se na pessoa de Cristo.

(4) Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. Ezequiel 47:5.
Neste último estágio, as águas são profundas e descem em direção ao mar Morto. Estas águas, agora saudáveis, são suficientes até para fertilizar as margens. Na margem encontramos abundância de árvores... Eis que à margem do rio havia grande abundância de árvores... O homem está realmente morto perante Deus, mas Deus intervém em graça, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis. Temos aqui um perfeito simbolismo da obra de Cristo em nós.

O mundo está submerso em profundas trevas. Ele veio a este mundo para trazer vida e vida abundante. Nele temos a perfeita redenção: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10. Se temos a Cristo, temos o maior tesouro do mundo. Tesouro este que a eternidade não será suficiente para revelar a sua riqueza. O Senhor quer nos levar a este estágio de uma vida abundante. Que a nossa vida interior cresça e chegue a um nível no qual podemos ser uma benção por onde quer que passemos. Neste estágio, seremos cálice transbordando a vida plena de Cristo. Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. João 4:14.

O método de Deus é o homem, e o princípio operante de Deus para a evolução da vida de Cristo no homem é a morte. Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida. 2Coríntios 4:10-12.

Um certo soldado francês amava muito a Napoleão. Ele, bravamente, numa batalha foi ferido e teve que passar por uma operação. Quando o médico o estava operando, ele ainda estava consciente e disse ao médico: "Por favor, vá um pouco mais profundo, porque se você for mais fundo, vai ver o meu rei".

Esta frase deveria ser dita por todos os nascidos de novo em relação a Cristo. Nós vamos um pouquinho mais profundo e, então, vamos ver o nosso Rei dos reis.
 
Soli Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário