sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A CAMINHADA CRISTÃ QUE TRILHAMOS DIA A DIA!

Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Gênesis 17:1
Assim como nesse texto, em muitos outros podemos ver que a vida com Deus se compara com uma caminhada, um andar diário. (Gn 5:24 – Andou Enoque com Deus; Gn 6:9 – Noé andava com Deus; Sl 89:15 – Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença; Jeremias 6:16 – Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; At 9:2 – alguns que eram do Caminho; Gl 5:16 – Andai em Espírito; Ef 5:2 e 8 – Andai em amor; andai como filhos da luz; Cl 2:6 – como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele).
Quando Deus falou com Abrão o chamou para andar com Ele; chamou-o para um relacionamento que se daria durante a caminhada de sua vida, onde Deus disse inicialmente: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei..., em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1,3b. Javé o chamou para andar só com Ele, era uma caminhada a dois onde nesse relacionamento Deus iria tratar com Abrão, e em todas as suas dificuldades, caráter, erros e falta de fé, a sua vida seria transformada.
O sentido da palavra “perfeito” no texto de Gênesis, capítulo 17, versículo1, é de algo completo, inteiro, saudável, íntegro. Porém ao nos depararmos com as atitudes de Abrão, assim como as nossas, podemos perguntar: Como uma pessoa pode se tornar perfeita? A resposta é direta e simples: Não pode! E porque não? Porque o pecado trouxe degradação e não perfeição ao homem. O texto de Ezequiel capítulo 28, versículo 15, referindo-se ao rei de Tiro (lê-se Lúcifer), diz que ele era perfeito nos seus caminhos, desde o dia em que foi criado até que se achou iniquidade nele.
Assim, quando Eva foi enganada pela Serpente (2 Co 11:3), e quando Adão decidiu em seu coração virar as costas para Deus (Rm 5:14), a iniquidade luciferiana se instalou em seu coração e ele morreu espiritualmente. Ele se tornou perverso, depravado e idólatra, governado pelo seu ego.
Assim é a natureza humana: Concebem a malícia e dão à luz a iniquidade, pois o seu coração só prepara enganos. Jó 15:35; Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5; Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem. Salmos 53:1. Até que Deus cumpriu seu plano perfeito em Jesus Cristo. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Isaías 53:6.
Portanto de maneira alguma a perfeição se aplica ao gênero humano enquanto dependente de sua própria capacidade e natureza. Embora os seguintes textos digam sobre “ser perfeito” para com Deus: Deuteronômio 18:13 - Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus; e 1 Reis 8:61 - Seja perfeito o vosso coração para com o SENHOR, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis; Mateus 5:48 - Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste, essa perfeição é causal e não condicional.
Deus não disse a Abrão “seja perfeito e ai você poderá andar na minha presença”, Ele disse: “Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”. Então uma pessoa só pode ser perfeita, ou seja, completa, inteira, saudável, íntegra, se andar com Deus. A questão então é andar na presença de Deus? É o que a Bíblia diz, e diz mais - é andar na luz. Veja os textos: Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida. Salmos 56:13. Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença. Salmos 89:15. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1:7.
Vimos até agora que Deus nos chama a andar com Ele para que Ele mesmo nos faça como Ele é. Após a entrada no pecado no mundo, nos tornamos deformados, cheios de iniquidade, separados de Deus. Mas Deus em Sua soberania já havia provido um plano de restauração do homem, que se tornou imperfeito por causa do pecado. Deus fez cair sobre Jesus Cristo a iniquidade de todos nós. (Is 53:5). No entanto, ninguém pode querer andar com Deus sem primeiro ser regenerado, sem primeiro ganhar uma nova vida e amar ao Senhor.
Podemos destacar então que os textos de Deuteronômio 18:13 - Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus; e 1 Reis 8:61- Seja perfeito o vosso coração para com o SENHOR, não se referem a alguma capacidade de perfeição inerente ao ser humano, porém se referem à mesma atitude de submissão e oferta a Deus que o apóstolo diz aos nascidos de novo em Romanos 6.13 - nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. É Deus quem opera em nós o querer e o realizar (Fl 2:13), então só resta à nós dizermos “eis-me aqui Senhor, cumpra-se em mim segundo a Tua Palavra”.
A vida cristã é então um andar diário com o Senhor Jesus Cristo, tendo a Sua direção, caminho, paradas, subidas e descidas; com obstáculos ou em terreno plano; com perdas e ganhos; em açoites, em perigos de morte; em fome e sede, em jejuns; em frio e nudez; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos, como disse o apóstolo Paulo (2 Co 11; 2 Co 4:8-9). Nesta caminhada em que todos os filhos de Deus estão, quero destacar um fator que creio ser de suma importância. É a maneira como encaramos o tratamento de Deus conosco nesta caminhada.
Como os homens de Deus (Abraão, Isaque, Jacó, José, Davi, Daniel, e tantos outros) encararam o trato de Deus com eles? Como eu e você encaramos os fatos da nossa vida? Você crê na soberania de Deus? Crê que Ele te ama intensamente e que em nenhum momento da tua vida, seja bom ou ruim na tua avaliação, Ele deixou de estar no controle de tudo?
Geralmente consideramos algo como sendo bom quando através dos nossos sentidos, esse algo nos traz pensamentos e lembranças agradáveis, sensações de prazer e bem estar. Nosso julgamento a respeito de algo bom ou mal, na maior parte do tempo está ligado a aquilo que nos leva para longe da dor. Porém, como será que Deus encara essas coisas em nossa vida?
Leiamos o seguinte texto: Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe... Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Hebreus 12:6,10-11. Deus pensa de maneira diferente de nós. Enquanto consideramos algo bom somente o que possa nos dar prazer imediato, Deus olha para frente e vê os resultados das situações pelas quais passamos, com o objetivo de que seus filhos sejam participantes da Sua santidade, que sejam tornados mais parecidos com Jesus Cristo.
Veja outro texto: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.É difícil considerarmos algo como sendo bom para nós quando no momento nos causa dor e tristeza. Todos os filhos de Deus passam por momentos difíceis e dolorosos na vida, mas como acabamos de ler em Romanos, Deus nos garante que eles serão bons para nós. Deus não quer nos ver sofrendo, mas em geral nossa visão míope não enxerga no momento de dor, seja emocional ou física, que Deus quer o nosso bem-estar eterno somente possível na dependência e confiança nEle e absoluta separação do pecado.
A alegria transitória que vemos nas coisas deste mundo vem das circunstâncias que as pessoas querem fazer durar por toda a vida. O término dessas circunstâncias que trazem essa alegria passageira causa tristeza. A verdadeira alegria só pode vir de Deus e não depende das circunstâncias do momento. Muitas vezes não estamos vendo a solução e muito menos algo de bom que a situação poderá produzir, por isso quando atentamos para as coisas que se veem estamos fadados a ficar prostrados, mas quando atentamos para àquilo que não se pode ver (2 Co 4:18), estaremos seguros em Deus que nos segura pela mão.
Todas as circunstâncias em que Deus nos coloca visam conduzir-nos a Ele e consequentemente a alegria, mesmo naquelas que são fruto de nossa falta de fé e confiança em Deus, Ele transformará em bem. Vejamos Gênesis capítulo 50, versículo 20: Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. A nossa tendênciacomo pessoas imperfeitas é não enxergar além das circunstâncias, porém nessa caminhada Deus está vendo muito a frente e quer nos fazer confiar em Seu amor.
Andar com Deus é uma grande aventura de fé e dependência. A maneira como consideramos os fatos de nossa vida depende de como os encaramos. Se olharmos para os fatos e circunstâncias poderemos ser enganados, mas se confiarmos no Deus que prometeu nos sustentar ao passarmos por provações, poderemos nos alegrar no Senhor que é o nosso Pastor e como Ele mesmo disse, de nada teremos falta. Mantenhamos nossos olhos na fidelidade e amor de nosso Deus, e quando vier a tribulação que no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; depois, redundará em fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma. Jeremias 6:16.
 
Soli Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário