sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DA SEMELHANÇA DE ADÃO PARA A SEMELHANÇA DE CRISTO

Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial. Assim como obtivemos a imagem do homem terreno, receberemos de igual modo a imagem do homem celestial.1 Coríntios 15:48-49.
A explanação da Palavra de Deus não deixa dúvidas com relação à criação do primeiro homem-Adão e, consequentemente, do reprodutor da raça humana (15:45). A criação humana não é fruto do acaso e nem resultado final de uma evolução de milhões de anos. Muito menos, de uma ameba e nem mesmo de macacos, mas de Deus. A verdade incontestável é que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus.
Essa semelhança certamente não é física, pois Deus é Espírito. E o ser humano por sua vez é também moral e espiritual. Somente pela morte e ressurreição em Cristo, o ser humano poderá ter o relacionamento restaurado com o seu Criador, perdendo a semelhança adâmica, causadora de todos os males, e recebendo a vida de Cristo no seu interior. Nossa origem é do Deus trino. A imagem e a semelhança criadas foram manchadas pelo pecado. Ele penetrou em todas as instâncias da nossa existência: nosso corpo e nossa alma, nossa razão e nossos sentimentos. Vocês estão doentes da cabeça aos pés, cheios de feridas abertas, sujas, cheias de sangue e de pus, feridas que nunca foram enfaixadas nem tratadas com azeite! Isaías 1:6.
Somos ambíguos e contraditórios. Paulo chega a dizer sobre o bem, que queremos fazer, mas não praticamos. Somos tendenciosos em nos achegar ao mal que não queremos, e esse fazemos. O estado da humanidade é o de depravação total. O ser criado à imagem e semelhança do Criador foi deformado. As graves consequências do pecado de Adão e Eva já se manifestaram em seu primeiro filho Caim.
O monstruoso crime do assassinato de Abel deixou evidente a perversidade da natureza que Adão e Eva transmitiram à sua descendência. Adão o gerou à sua semelhança, conforme a sua imagem. Gênesis 5:3. E não conforme à imagem e semelhança de Deus, com a qual fora criado e que deveria transmitir aos seus filhos, se não houvesse desobedecido.
Quando o primeiro homem pecou, toda a raça humana foi simultaneamente atingida com a mesma gravidade. O seu feito não foi particular, mas coletivo. Concluindo, da mesma forma como o pecado ingressou no mundo por meio de um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte foi legada a todos os seres humanos, porquanto todos pecaram. Romanos 5:12. Todos pecaram em Adão porque todos estavam presentes nele, assim como a árvore está presente em sua semente.
Adão é o representante de todos os seres humanos. Achar que o ser humano é bom é uma teoria antiga desde Caim e também de muitos pensadores. Um deles é o monge britânico Pelágio (409). Ele ensinava que ninguém herda a natureza corrompida de Adão, mas que se torna pecador. O ensinamento das Escrituras consiste em afirmar que toda a humanidade estava seminalmente em Adão, quando ele pecou, e, por isso, o ato dele foi feito também por todos os seus descendentes.
A queda foi um ato coletivo onde todos tomaram parte, e tendo a mesma responsabilidade de Adão. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que pratique o bem, não existe uma só pessoa. Pois todos pecaram; todos fracassaram, e estão afastados da glória de Deus. Romanos 3:12,23 (Nova Bíblia Viva). Com a queda de Adão, o Éden (ambiente de prazer e comunhão) foi desfeito, dando lugar aos espinhos e abrolhos, isto é, causando uma grande deformidade em todas as relações.
A hostilidade é fruto de um coração de pedra que acaba contaminando a si mesmo e tudo o que está ao seu redor. A semelhança do Adão caído, - que também pode ser chamado de homem velho (Rm 6:6), filhos espirituais do diabo (Jo 8:44), homem natural (1 Co 2:14), mortos espirituais e filhos da ira (Ef 2:5, 3) - tem se perpetuado naqueles que não nasceram de novo. Ao se entregar ao pecado, os planos maus tomaram conta. O seu coração está cheio de dolo e seus desejos são continuamente maus.
O veredito da escolha humana é muito penoso: Ninguém jamais seguiu realmente as veredas de Deus, nem mesmo desejou verdadeiramente fazê-lo. Todos se desviaram; todos caíram no erro. Não há ninguém que faça o bem, nenhum sequer. O que falam é abominável e tão sujo quanto o mau cheiro de uma sepultura aberta. Suas línguas estão cheias de mentiras. Tudo o que dizem tem o ferrão e o veneno de serpentes mortíferas. Suas bocas estão cheias de maldição e de amarguras. Estão prontos para matar, odiando qualquer um que não concorde com eles. Por onde quer que vá eles deixam a miséria e a desgraça atrás de si. Não conhecem o caminho da paz. Não se importam em temer a Deus, tampouco com o que ele pensa deles. Romanos 3:11-18.
Esse ser criado sob o supremo propósito divino deixou a imagem e semelhança do Deus eterno para ser a imagem e semelhança do Adão caído, e assim o caos foi instalado. A designação desse ambiente, para uma realidade física e espiritual, é de ervas daninhas. Com a queda, aquela harmonia bonita foi quebrada. Agostinho interpreta muito bem esse fato dizendo: A partir daquele momento, as ruínas da morte, envelhecimento, declínio físico e doenças acompanharão a vida humana. A vida marcha inexoravelmente em direção à sepultura.
Sem a obra do Espírito Santo, não podemos reconhecer a realidade da nossa natureza pecaminosa e nem mesmo como seguir na vida. Quando, então Ele vier, convencerá o mundo do seu pecado, da justiça e do juízo. João 16:8. As boas-novas do Senhor Jesus Cristo surgem para nos libertar de um mundo de trevas, egocêntrico e falido, para um viver exuberante; dando sentido real para a vida, sustentado pela graça eterna.
O escritor C. Baxter Kruger, em seu livro “ De volta à cabana”, faz um comentário edificante: “Foi no próprio Jesus, e em sua morte executada por nossas mãos cruéis, que a vida trina de Deus se instalou em nosso inferno na terra, unindo assim tudo o que o Pai, o Filho e o Espírito Santo dividiram com tudo o que somos em nossa desolação, vergonha e pecado assim fomos adotados”.
A encarnação e crucificação, morte e ressurreição do eterno Filho do Pai, ungido pelo Espírito Santo, são a reposta de amor para cada um de nós indignos, portadores da semelhança de Adão. Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado. Aquele que vive habitualmente no pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio. Para isto, o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus. Romanos 5:8, 1 João 3:8-9.
Essa graça, da semelhança de Adão para a semelhança de Cristo, começou na eternidade. Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade. Efésios 1:4 e 5.
Paulo afirma que fomos escolhidos antes da criação do mundo e predestinados à adoção. Note as expressões “nele” e “por intermédio de Jesus Cristo”. Conhecer este plano de que fomos incluídos na vida trina de Deus antes da fundação do mundo para sermos semelhantes a Cristo, é a vitória que precisamos sobre nós mesmos. Somente ganhando a vida de Cristo em nós, encontramos o verdadeiro e supremo propósito do Pai. Desde o começo, tudo está relacionado à vinda do Senhor Jesus Cristo para que Sua vida fosse compartilhada.
Jesus não é o plano alternativo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo rapidamente conceberam e implementaram após o fracasso de Adão. Jesus é o primeiro, o original, o único plano para nossas vidas. A criação e a história estão integralmente relacionadas a Jesus. Ele é o alfa e o ômega, o início e o fim. Jesus em seu Pai, nós nele e ele em nós. Não é um ajuste parcial, mas o sonho da Santíssima Trindade desde antes da criação do mundo.
Portanto, agora pertencemos ao Deus-Trino porque o velho Adão morreu na cruz com Jesus. E o supremo propósito de sermos semelhantes a Cristo é o resultado eficaz do Deus-homem que foi ressuscitado, vencendo a morte e o pecado, para ser Senhor das nossas vidas. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Porque, de acordo com sua extraordinária misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, por intermédio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. 1 Pedro 1:3.
O padrão ou o modelo da existência de Adão e Eva era o próprio Jesus em seu relacionamento com o Pai e com a futura raça humana e o mundo criado. Todo o caráter da criação foi determinado pelo fato de que Deus deveria se tornar homem e viver no meio da Sua criação. Todas as coisas foram projetadas para a vida no Deus trino, de forma que a existência, a beleza e a graça, o amor desprendido e altruísta e o companheirismo pudessem se estabelecer na Terra por meio de Jesus.
Por isso que a nossa salvação em Cristo objetiva atender esse chamado. E ao experimentar, vivenciamos uma segurança eterna, uma realidade que não é desse sistema. E com a vida de Cristo, vamos amar e ser amados, cuidar e ser cuidados, nos dedicar para aquilo que glorifica a Deus.
Precisamos considerar que a graça maravilhosa está disponível unicamente em Jesus para nos libertar desta insana cegueira e degradação espiritual. Corrompidos e rebeldes impotentes e sem acesso ao seu trono de amor e poder.
Em Jesus Cristo, a velha vida de pecados, o mundo hostil da nossa escuridão, da nossa dor, do nosso obstinado orgulho, da nossa raiva e da fúria, foram levados no seu corpo santo. Isto não pode ser uma teoria, mas algo verdadeiro para ser vivenciado a cada dia, em cada área da nossa vida. Antes mesmo de eu nascer, Deus tinha me escolhido para ser dele, chamando-me por sua graça! Assim ele resolveu revelar o seu Filho em mim, a fim de que eu pudesse anunciá-lo aos gentios. Gálatas 1:15-16.
Paulo sabia que sem a vida de Cristo não há vida cristã autêntica. Vamos continuar à semelhança de Adão ou à semelhança de Cristo? Meus amados filhos, novamente estou sofrendo como que com dores de parto por vossa causa, e isso até que Cristo seja formado em vós. Gálatas 4:19.
 
Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário