sábado, 8 de setembro de 2012

NÃO VOS ENGANEIS

Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 2 Coríntios 11:3.
A natureza do engano constitui-se de aparência de sinceridade, de pureza e de semelhança. O Diabo não se apresentou a Eva abertamente dizendo: "Eu sou o diabo, o inimigo de Deus, e venho para O caluniar e arruinar-te". O engano da serpente veio adornado da proposta "como Deus sereis". O homem não-regenerado está na condição de enganado: Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3. O religioso que anda segundo a lei também está nesta condição: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Mateus 23:27. O homem é antes de tudo enganado pelo seu próprio coração: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17:9.

O temor de Paulo não era que os coríntios rompessem de forma aberta e completa com Cristo, mas que se afastassem paulatinamente da simplicidade e pureza que haviam aprendido para as invenções estranhas e doutrinas de falsos mestres. No engano as doutrinas serão entregues como se fossem verdades, "parece mais não é". Alguém disse: De todas as artes, a mais bela é a de saber disfarçar-se. Satanás opera sob o disfarce da luz. Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:13-15. A sutileza no falar, a máscara usada pelos falsos pregadores, somadas ao adágio popular que diz "me engana que eu gosto", e juntando-se "a coceira nos ouvidos", tudo isso tem contribuído para que muitos se afastem da simplicidade do evangelho.
Quando é que somos enganados? 1)Quando nos dizem que não temos pecado: Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 1 João 1:8. A Palavra de Deus afirma: Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Romanos 3:23; 2)Quando pensamos que somos alguma coisa, não sendo nada: Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Gálatas 6:3; 3)Quando pensamos que somos sábios: Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. 1Coríntios 3:18; 4)Quando achamos que os injustos herdarão o reino de Deus: Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. 1Coríntios 6:9; 5)Quando fomentamos especulações irreverentes: Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1Coríntios 15:33; 6)Quando usamos nosso próprio raciocínio para compreendermos a palavra de Deus, e uma linguagem sofisticada para explicarmos a simplicidade do evangelho, que é morte e ressureição: Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes. Colossenses 2:4; 7)Quando cremos que é por meio de obras que obtemos a salvação, sendo que, na verdade, a nossa incapacidade é a matéria-prima da graça: Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado. João 6:28-29; 8)Quando confiamos no pregador, na estrutura, nos rituais, nos feitos, nas maravilhas e até mesmo na própria "experiência espiritual": Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Mateus 7: 22. A insensatez de todos aqueles que não possuem mais do que a aparência, será manifestada: Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os
que praticais a iniqüidade. Mateus 7:23.

O falso se assemelha tanto ao verdadeiro, que o Senhor Jesus nos adverte do perigo: Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Mateus 24:24.

O apóstolo Paulo na sua oração aos crentes de Éfeso, faz o seguinte pedido: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. Efésios 1:17-18. Nesta oração ele faz o pedido para que Deus nos dê espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento dele. E o Senhor Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6. Tudo aquilo que está fora de Cristo é falso. Não existe, rigorosamente falando, nenhum outro lugar seguro fora da Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Ele é o único fundamento pelo qual o homem pode descansar. Deus entregou tudo ao Seu filho; O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. João 3:35. Deus confiou ao Seu filho, e não a nós, a realização de todas as coisas. A nós cabe um simples olhar para a Pessoa do Senhor Jesus Cristo: Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2.

O fundamento da salvação é o Cristo morto e ressuscitado. Ver Jesus, com os olhos da fé, pregado na cruz e assentado no trono, é uma visão que deve dar paz sólida à consciência e perfeita liberdade ao coração. O Senhor Jesus liquidou todas as coisas na cruz a favor do Seu povo. O Cristo ressuscitado é a prova eterna de uma redenção efetuada, e Nele temos a garantia de uma verdadeira experiência. Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:19-20.
 
Solo Deo Glória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário