segunda-feira, 9 de junho de 2014

PARA SERMOS CONFORME A SUA IMAGEM



O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. 1 Coríntios 15:47-49
Cada um de nós trás na mente uma autoimagem. É como cada um vê a si próprio e como avalia o que outros dizem sobre si. Uma pessoa saudável tem uma autoimagem de si equilibrada, porém em geral existem os que têm uma visão positiva exacerbada. A característica principal destes é a soberba, pois se veem muito além do que na realidade são. De outro lado há os que têm uma autoimagem extremamente negativa e são depressivos, pois se veem muito aquém do que na realidade são. Ambas são doentias.
Temos alguns casos típicos de autoimagem distorcida. É o caso de Caim que se achava melhor do que Abel por causa do fruto do seu trabalho; de Penina mulher de Elcana que irritava Ana por não ter filhos; de José filho de Jacó por ser o que ganhava mais atenção do seu pai; de Moisés por achar que por sua capacidade iria libertar o povo de Israel; de Davi que se achou seguro e poderoso demais para tomar Bate-Seba mulher de Urias; de Paulo antes de ser tratado por Deus e ser levado a considerar como esterco tudo o que era e tinha de sua linhagem.
Ao olhar para a história da humanidade podemos constatar que o Ser Humano tem em seu ego uma imagem distorcida de si. Lemos em Gênesis 1:27:Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
O primeiro homem, formado da terra, é terreno (v.47).
Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, mas o que aconteceu com essa imagem que deveríamos trazer em nós? O que quer dizer "Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança?"
Nossos primeiros pais foram criados para refletir os atributos Deus. Foram criados do pó da terra e por isso são terrenos, mas com o sopro divino foram feitos almas viventes conforme Gênesis 2:7. Agostinho diz que o homem foi criado "capaz de não pecar". O homem podia agir perfeitamente e obedientemente na adoração, no serviço a Deus, no domínio e cuidado da criação e no amor e companheirismo um com o outro.
O verdadeiro Homem não é este que encontramos na sociedade humana, mas aquele criado por Deus antes do pecado e o próprio Jesus. Todos os outros são exemplares deformados, distorcidos, corrompidos. Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança e não a de um animal. Isso quer dizer que o homem foi criado em semelhança de caráter, relacionamento e eternidade de Deus.
Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos (v.48).
Em Gênesis 5.3lemos: Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem; e deu-lhe o nome de Sete. Perceba que Sete foi gerado à imagem e semelhança de Adão, ou seja, assim como antes do pecado entrar na natureza humana o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, a partir da queda o homem passou a ser gerado à imagem e semelhança do próprio homem caído e distante de Deus.
A Bíblia nos trás a verdadeira percepção que precisamos ter a respeito de nós mesmos, nossa natureza e nosso coração. Ao contrário do que diz a Bíblia, a visão contemporânea, e na verdade a mesma desde a queda, é que o homem é essencialmente bom, e se fizer por onde será suficientemente bom para salvar-se. Segundo esta linha, depende somente dele mesmo o seu futuro e como irá se sair nos desafios da vida.
Deus havia estabelecido o Cosmos perfeitamente ordenado; criou o homem espelhando seu caráter, mas o homem permitiu que o Caos se instalasse e distorcesse aquilo que Deus criou. Por isso, todos os que nascem neste mundo são pecadores. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12
O homem continua sendo um ser humano, mas com seu caráter, governo e capacidade de relacionamento distorcido por causa do pecado. Não mais um homem feito completamente à imagem e semelhança de Deus, mas à imagem e semelhança do homem deformado pelo pecado. Desde então o homem é, e faz de seus dons, talentos e habilidades, um propósito de agradar a si mesmo e não a Deus.
Lemos em Mateus 7:11 - Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Como uma pessoa má pode fazer boas coisas? Porque o homem se rebelou contra Deus e o resultado disso é o caos, porém ele ainda tem resquícios da imagem de Deus. Ele se relaciona com os outros, mas de forma egoísta; governa a criação, mas buscando seus interesses; é eterno, porém sem Deus é um eternamente perdido.
Nenhum tratamento psicológico, educativo ou estético pode mudar a imagem que o homem carrega em si. No Éden Deus se revelava ao homem e esse o conhecia. Ele era totalmente suprido física, emocionalmente e espiritualmente por Deus e não havia nada de oculto. No entanto sua opção foi a de se autogovernar e escolheu viver por sua conta. Ele não creu que morreria e ficaria separado da sua fonte de vida íntegra.
Temos a partir do pecado o ser humano com uma mente fragmentada. Em nossa vida temos uma “área aberta” conhecida por nós e pelos outros e que expomos plenamente; somos assim e todos sabem que somos assim. Porém há outra área que é conhecida por nós, mas não deixamos os outros conhecerem – é uma “área secreta” e de difícil percepção pelos demais.
Há também uma parte de nós chamada de “área cega”. É um lado desconhecido por nós mesmos, mas de fácil percepção pelos outros. Há ainda uma parte de nós chamada de “área desconhecida”, que nem nós e nem os outros conhecem, somente Deus conhece.
Por nós mesmos não conseguimos enxergar a verdadeira realidade a nosso respeito. Por isso tantas vezes tentamos mostrar algo que não somos, para que os outros nos vejam de forma diferente. Precisamos do “espelho” do Espírito Santo para vermos quem nós somos. Para isso Deus se revelou primeiramente ao mundo em Seu Filho Jesus Cristo, para nos identificar com Ele e restaurar a imagem de Deus e sua verdadeira humanidade em nós.
... como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. (v.48,49).
Deus não nos criou para vivermos para nós mesmos de maneira egoísta, mas nos criou para o conhecermos e vivermos num relacionamento autêntico com Ele. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. Colossenses 3:9,10.
Deus não nos criou para vivermos na injustiça e com uma percepção deformada de nós e dos outros, mas nos crioupara vivermos em justiça e retidão. E vos revestais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:24
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29. Cristo é a imagem perfeita de Deus.A imagem transformada de Deus no homem se dá inicialmente na obra completa de identificação do homem com Cristo em sua morte e ressurreição e vai até a transformação do corpo mortal conforme 1 Coríntios 15:51. É através de Jesus Cristo, o último Adão (1 Coríntios 15:45), que podemos ser vivificados e ter em nós restaurada a imagem de Deus.
O propósito eterno de Deus de nos fazer parecidos com Jesus Cristo é que tenhamos novamente a relação com Deus, com o próximo, com a criação e conosco mesmos segundo a vontade de Deus e não segundo a do próprio homem. Mas o que impede o homem de ser transformado por Deus é a dureza do seu coração e não querer admitir que sua visão de Deus e de si mesmo está distorcida.
Para os nascidos de novo. A falsa visão de nós mesmos nos faz ver a Deus e aos outros de forma distorcida. Como diz Gálatas 2:20, vivemos a vida nessa carne, mas vivemos pela fé do Filho de Deus. Quanto menor for nosso relacionamento com o Pai, menos conheceremos quem Ele é e menos veremos quem somos nós. Todo o referencial que não for Cristo e Sua Palavra nos levará a uma avaliação errada de quem somos e de quem Deus é.
A autoimagem que carregamos somente será saudável se olharmos como Deus nos vê – em Seu Filho Jesus Cristo. A medida que enxergamos como Deus nos vê, veremos como de fato somos e estaremos submissos a ser transformados de glória em glória como diz 2 Coríntios 3:18 18 - E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Para meditar: Salmo 36:9 e Romanos 12:3

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário