sábado, 21 de junho de 2014

A COMPAIXÃO DE CRISTO OU A ESPADA DO EGO

Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Jesus, porém, ordenou a Pedro: Guarde a espada! João 18:10 e 11 - nvi
É bem verdade que o caminho do Getsêmani era muitíssimo tenso, soldados romanos cercavam Jesus e os seus discípulos. Jesus estava para ser preso brutalmente e julgado injustamente por autoridades inescrupulosas. E Pedro ainda portava seu instrumento de ataque e defesa, sua arma que era uma espada, por isso não pensou duas vezes quando os soldados deram a voz de prisão a Jesus. Pedro achou que a sua arma carnal era a sua solução, por isso instintivamente desembaiou-a rapidamente. Mesmo tanto tempo andando bem próximo de Jesus, não soube recordar como Jesus tratou com os problemas e como ensinou a lidar com seus adversários.
Podemos deduzir o que levou de fato Pedro agir tão precipitadamente daquele modo sanguíneo, a falta de entendimento, uma mente confusa e a falta de compreensão de Jesus e do seu ministério. E em face disso outras idéias, atitudes e formas egoístas tomaram conta do seu ser no modelo terreno e não no modelo divino. Quanto prejuízo temos contabilizado por agir do nosso próprio jeito grosseiro, mundano como Pedro, e não segundo a Palavra de Deus. “ Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”. Mateus 22:29.
Fica claro que, mesmo Pedro fazendo parte da equipe de Jesus e presenciando tantos milagres, ele ainda não tinha experimentado a sua verdadeira identificação. “ Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois quando te converteres fortalece os teus irmãos”. Lucas 22:31,32.
Se realmente queremos a manifestação da vida de Cristo e da sua compaixão em nós, creio que, não basta sermos apenas simpatizantes dos ensinamentos de Jesus, é necessário vivê-los por sua graça. Por isso que, por fé, podemos experimentar a nossa identificação de morte para o pecado, para a maldade e violência, para que o amor e a misericórdia reine em nossas vidas, supridos unicamente pela fonte da graça. E isso sim glorifica a Deus.
Infelizmente há muitos que professam uma nova vida em Cristo, mas tem temperamento bruto, um jeito muito rude de tratar as pessoas, sempre com a espada na mão prontos a ferir e cortar a orelha. Sabemos que muitos não regenerados tem atitudes de regenerados, e muitos regenerados tem atitude de não regenerados.
Não pregamos impecabilidade, e sim o poder operante do Evangelho da nossa morte e ressurreição nos sustentado para um novo viver. “ Se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”. Efésios 4;24.
Não podemos nos esquecer que só podemos despojar do velho homem porque o velho homem já morreu com Cristo lá na cruz. Esta experiência de despojamento é só para quem já nasceu de novo , para o filho e a filha de Deus. Despojar é retirar tudo do morto. “ Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e inveja e de toda sorte de maledicências”. 1Pedro 2:1. “ Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”. 1Pedro 3:11.
É verdade que o Evangelho é muito mais que moral e comportamentos. É substituição de vida para o estilo de viver de Cristo. “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos”. Gálatas 5:13-15.
Creio que com a nova vida de Cristo em nós não podemos continuar com tanta falta de amor, e muito menos nos mordendo. Que, por graça e misericórdia, possamos ser levados ao arrependimento e clamarmos por um coração cheio de compaixão e pelas manifestações visíveis de amor e bondade uns para com os outros. Pelo poder do Evangelho somos chamados para sermos instrumentos de cura e não de ferimento, de amor e não de ódio, de vida e não de morte, de alegria e não de tristeza.
É do ser humano, por natureza, ser bravo, truculento, violento e que acaba avançando na maldade de tal forma a ponto de ferir tão agressivamente a si mesmo. “ Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras”. Marcos 5:5. Podemos ver também o desespero de alguém sem Cristo ao ponto de querer tirar a própria vida, ao sentir-se pressionado pela a situação . “ O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido”. Atos 16:27.
E também é especialidade do egoísta, ferir e machucar. Esta atitude foi vista quando mataram Estevão por pregar o Evangelho . “E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram”. Atos 7:57.
Os irmãos invejosos de José tramaram contra a sua vida, chegando ao absurdo e a crueldade de o jogarem em uma cisterna e o venderem como escravo. (Genesis 37). Que agonia o seu pai enfrentou, ao receber a notícia de que o seu filho havia sido morto por um animal selvagem, mas a verdade, é que os irmãos que agiram como animais selvagens.
Um coração endurecido pelo pecado faz do ser humano um psicopata frio, calculista e insensível capaz de tanta barbárie.Quantas famílias estão
amarguradas no ódio e na disputa por coisas insignificantes. “ Insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia... São os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos há destruição e miséria.”. Romanos 1:31- 3:15,16. O pecado trouxe uma grande tragédia para vida do ser humano e é o causador de toda desordem no mundo, que leva a relacionamentos cada vez mais distantes , dominados por brigas e violência.
Diante daquela situação difícil no Getsemani, Pedro utilizou da sua espada como arma terrena, e prontamente atacou. Mas essa atitude nos mostra aquilo que está dentro do coração. Este é o grande principio que leva as pessoas a cometerem todo tipo de maldade e violência, uma realidade muito mais séria, que é o pecado
Deus não escondeu a sua ira no período de Noé por conta da multiplicação da maldade do homem, ao contrario trouxe o dilúvio e a destruição. “ Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito”. Gênesis 6:5-7.
Assim como Deus em sua graça salvou Noé e a sua família daquele mundo mau, Ele também quer nos salvar do pecado, da natureza raivosa, e nos encher da Sua compaixão. O Deus que é amor, encarnado em Jesus, se revelou cheio de compaixão em um ambiente hostil, adverso e confuso. E não se blindou contra a violência. Ele sofreu toda maldade humana do pecado para nos libertar e arrancar de nós a espada da violência, que é encontrada no velho homem , no coração de pedra, e também é vista na natureza terrena que temos que fazer morrer diariamente.
A vida de Jesus aqui na Terra foi agredida por seres que a Bíblia define como homens violentos, arrogantes que se achavam o máximo, e cometeram tanta brutalidade, violência verbal e física contra ele. “Então, Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhe Barrabás; e, após mandar açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. Davam-lhe na cabeça com caniço, cuspiram nele e, o vestiram com as suas próprias vestes. Então, conduziram Jesus para fora, com o fim de o crucificarem”. Marcos 15;15,19 e 20.
Mesmo sendo o Todo Poderoso, digno de honra e glória, manso e humilde por natureza, sofreu sem nada merecer, suportando a dor de tanta humilhação, porque o seu Reino é o reino da compaixão. Não merecia nada que sofreu, tinha todo poder, mas não quis usar da sua força, e prevaleceu pelo amor do Pai.
Por nossa causa, Jesus padeceu sanguinariamente na mão dos malfeitores. “Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, pelas suas pisaduras fomos sarados. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca”. Isaías 53:5 e 7.
Salvos em Cristo somos chamados e enviados a ser ovelhas no meio de lobos. Esta salvação custou um preço alto demais: O Filho. Só o milagre da regeneração é capaz de pegar agressores como eu e você e arrancar a espada violenta do coração e das mais terríveis atitudes que machucam, e encher-nos de amor e compaixão uns para com os outros em Cristo Jesus. “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.” 1 Pedro 4:8.
“Se vocês receberam algo bom por seguir a Cristo; se o amor dele fez alguma diferença na vida de vocês; se estar numa comunidade do Espírito significa algo para vocês; se vocês têm um coração; se vocês se importam uns com os outros - façam um favor: concordem um com o outro, amem um ao outro, sejam amigos de verdade. Não joguem sujo; não bajulem ninguém só para conseguir o que desejam. Ponham o interesse próprio de lado e ajudem os outros em sua jornada. Não fiquem obcecados em tirar vantagens. Esqueçam-se de vocês o suficiente para estender a mão e ajudar”.Filipenses 2:1-4. A mensagem.

Soli Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário