terça-feira, 17 de junho de 2014

NATUREZA TERRENA E VELHO HOMEM


 
Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena:Colessenses 3:5.
Se você é um filho de Deus, nascido de novo, você sabe muito bem que todos os seus pecados foram, totalmente, justificados pela morte de Cristo Jesus, na cruz - que seus pecados foram todos lavados pelo sangue precioso do Cordeiro. Mas você sabia que você também morreu na cruz com Cristo? Isto é imprescindível para a libertação.
Para poder trazer os Seus eleitos à comunhão com Ele, e para quebrar o poder do vil pecado na vida dos Seus, havia dois aspectos desse pecado que Deus tinha de lidar, Ele mesmo. Um desses aspectos: os nossos próprios pecados individuais, os pensamentos injustos, palavras e atos que cometemos e, o outro, a fonte dos pecados, a natureza pecaminosa que herdamos do cabeça da raça, Adão.
A Bíblia, por vezes, refere-se ao primeiro como os "pecados" (no plural), e ao último, o pecado (no singular). Tivemos que ser salvos da culpa dos nossos pecados pessoais por meio do sangue. Mas também, tínhamos que ser libertos da nossa velha natureza caída e pecaminosa, o nosso velho homem (Vh), o escravo do pecado. E, a única maneira de nós sermos libertos dessa natureza do pecado é a morte. A nossa morte na cruz com Cristo.
Nós todos estávamos em Adão quando ele pecou. Seu pecado fez com que toda a raça e toda a natureza fossem contaminadas com o vírus da morte, percebido na matéria, na lei da entropia. Vivemos num mundo caído e envelhecendo-se. Paulo o viu assim: Pois a natureza foi submetida à depravação, não por sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, Romanos 8:20. E quem a sujeitou? Adão.
Assim, todos nós, em Adão, herdamos dele uma natureza terrena (NT) caída, sujeita ao pecado, bem como, o Vh, escravo do pecado. Quando lemos a Bíblia com cuidado, fica claro que há uma NT, sujeita ao pecado e algo que pode ser denominado como o Vh, o escravo do pecado, que age na pessoa irregenerada.
O que faz o pecador viver no pecado de modo natural e deliberadamente é o seu Vh. Ele é a matriz da iniquidade, o servo viciado pelo pecado, que se nutre de pecar e existe para o pecado. Tudo nele cheira a pecado do nascimento à morte.
Mas a Bíblia diz que o Vh já foi julgado e sentenciado. Esse Vh já morreu na cruz. Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Romanos 6:6-7. Não há dúvida no tempo verbal: foi, é passado, logo, não há chance para dizer que o Vh continua vivo.
O problema é que a Bíblia ordena: Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena. Então, será que eu posso fazer morrer quem já morreu? Ou será que o Vh, de fato, não morreu? E agora? O Vh e a NT são a mesma realidade na vida espiritual? Precisamos de alguma luz para compreender essa questão.
Não acredito que estejamos diante de um enigma escriturístico para pegar “tonto”. Na Bíblia não existe pegadinha, nem o Vh e a NT são os mesmos.
Quando Adão foi feito do pó da terra, tinha sua NT pura, sem a menor corrupção do pecado. Ele era um homem perfeito. Com a queda, porém, toda a criação foi envolvida numa perversão caótica e a NT de Adão ficou conspurcada e suja radicalmente pela total corrupção do pecado e, daí em diante a perversão passou à raça humana integralmente.
Além da NT caída, herdamos um espírito de rebeldia egoísta e desobediente como o vassalo do pecado. Este espírito/ânima incrédulo e anárquico é o nosso Vh, o servo vil do pecado, que mantêm o pecador sob o domínio da escravatura pecaminosa.
Jesus, sendo 100% homem, por exemplo, tinha uma NT, ainda que não possuísse o Vh. Como provinha do óvulo da mulher, era portador dessa natureza caída e enferma, na carne pelo pecado, embora não tivesse o Vh, o servo do pecado, proveniente do esperma de Adão. Jesus nunca pecou mesmo sendo sujeito a pecar. Ele não tinha o Vh nEle.
Vejamos como diz o Espírito: portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12. Foi o pecado de um só homem que contaminou a humanidade inteira. Todos nós fomos transformados em pecadores, não por meio da transgressão de Eva, mas pelo pecado de Adão.
O pecado entrou por um só homem, Adão. Ainda que a mulher também tenha caído em pecado, tendo uma NT pecadora, não é ela quem transmite essa perversão do Vh, pois, se ela transmitisse, Jesus teria vindo contaminado com a vida do Vh, o escravo do pecado. Ele teria nascido em pecado como um pecador.
Para tentar resolver o impasse, a igreja romana decretou em 1854, pelo Papa Pio IX, um dogma em que Maria foi concebida sem pecado. Porém, não há qualquer base bíblica que sustente esse arranjo. É mais sensato admitir que o Vh é algo espiritual inato, de índole rebelde e incrédula que veio e se instalou na raça humana por meio de Adão.
Jesus tinha uma NT humana sujeita ao pecado, porqueele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hebreus 4:15b, e –não vem qualquer tentação que não seja humana,1Coríntios 10:13a, embora, Ele não tivesse o Vh, o tal servo do pecado, como fábrica de fazer pecado, pois, Ele nunca pecou, ainda que tivesse sido tentado, em todas as coisas, só foi tentado por ser um ser humano com NT.
Se Jesus tivesse o Vh agindo nEle, então seria um pecador por natureza. Ele nunca seria capaz de não pecar. Mas apesar de Sua NT sujeita ao pecado, Ele jamais pecou.
Adão, como o primeiro homem, era mais adequado para não pecar, do que Jesus, o último Adão, para pecar. O primeiro Adão foi criado com a NT incontaminada de pecado, e pecou. Jesus, o último Adão, veio com uma natureza sujeita ao pecado, mas não pecou.
O primeiro Adão era sem pecado; sua NT era pura, mas, por causa de sua vontade em querer ser como Deus, ele veio a cair no pecado e sujeitou toda a criação à queda, e, a sua raça à sua imagem depravada, tornando-se o genearca do Vh.
Jesus, ainda que membro de uma raça portadora da NT caída, não foi gerado de um esperma adâmico, por isso não foi concebido portando o Vh. Ele não era pecador.
O primeiro Adão, antes do pecado, tinha a sua NT sem os efeitos do pecado, porém, pecou, e, assim, se tornou um Vh, contaminando toda a sua descendência com o vírus do Vh. Jesus nasceu num mundo caído com Sua NT sujeita ao pecado, mas nunca pecou, porque não foi gerado de Adão. Jesus não era portador do Vh e Sua vontade terrena se satisfazia da plenitude da vontade do Seu Pai celestial.
O Vh é o servo do pecado. A NT encontra-se sujeita ao pecado. Aquele que nasceu de novo teve o seu Vh crucificado com Cristo, por isso, pode fazer morrer sua NT, pela fé. Porém, se o Vh não for de uma vez para sempre morto, na cruz com Cristo, não existe a menor condição de alguém fazer morrer a sua NT.
O Vh, o servo do pecado, se alimenta diariamente da NT, sujeita ao pecado. Mas o novo homem, (NH) - criado em Jesus Cristo é capaz de fazer morrer, diariamente, a sua NT, levando o morrer de Jesus em seu modo de viver, dia a dia. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. 2 Coríntios 4:10. NVI.
Para crucificar o Vh em Seus eleitos, o Verbo se fez carne e habitou entre eles. A carne é a realidade física dessa NT. Quando Jesus foi à cruz, Ele levou sobre si todos os pecados de Suas ovelhas, bem como, o Vh, ou a natureza iníqua de cada uma delas.
Por esse motivo o NH, criado em Jesus Cristo, tem a capacidade doada pelo poder do Espírito Santo de fazer morrer os feitos da sua carne: Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.Romanos 8:13. Só as novas criaturas em Cristo podem, de fato, fazer morrer a NT em que todos habitam.
Resumindo: Adão foi feito com a NT pura. Depois do pecado original, a sua NT foi corrompida, passando, ainda, a ser governado por aquilo que a Bíblia denomina de Vh, o servo do pecado. Cristo ao encarnar-se em Jesus teve uma NT sujeita ao pecado, mas, não sendo gerado de esperma adâmico, não era portador do Vh. Na cruz, Cristo atraiu-nos a Si e crucificou o nosso Vh. Por isso, apenas o NH pode fazer morrer a sua NT.

Soli Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário