sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

NÃO JULGUEIS


                              
Há alguma parte das Escrituras tão popular e tão erroneamente citada como as palavras de Mateus 7.1 (“Não julgueis, para que não sejais julgados.”)? Estas palavras têm sido adotadas como um fundamento para uma abordagem permissiva e sem criticismo da vida, de uma mentalidade “tudo é aceitável”, que nunca forma, e muito menos expressa, uma opinião desfavorável das coisas ou das pessoas.
Pessoas que nunca têm tempo para Jesus estão prontas a citar estas palavras -a fim de silenciar aqueles que são antiquados demais por usar termos como “pecado” e “erro”.”Não julgueis” é o porrete que ataca os padrões éticos e os transforma em confusão improdutiva. Até os crentes sentem-se frequentemente intimidados, ao pensar que o Senhor nos está proibindo, com estas palavras, de formular vereditos morais. Durante casos de disciplina na igreja local, há poucas ocasiões em que este versículo não é mencionado, como forma de protesto da parte de uma das ovelhas.

JULGAMENTO - BOM OU MAU
Um momento de reflexão deve nos mostrar que tal interpretação é absurda. Nesta passagem, o próprio Cristo exige que façamos julgamentos. “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas... Acautelai-vos dos falsos profetas..Pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.6,15,16).
Ele nos ordena que julguemos “pela reta justiça”(Jo 7.24). E Paulo esperava que os membros da igreja julgassem “os de dentro” (1Cor 5.12). As pessoas hoje estão à deriva, sem bússola, nos mares do “não fazer julgamentos”.
Precisamos mais do verdadeiro julgamento nos tribunais, mais de fibra moral nos governos e, acima de tudo, mais discernimento crítico entre o povo de Deus. Nosso Senhor certamente não estava nos exortando à ingenuidade. O que Ele queria dizer? Estava nos advertindo a respeito do julgamento errado - um espírito insensível e condenador que incorre na ira de Deus. É uma tentação particular para aqueles que realmente se preocupam com o certo e o errado, que têm padrões éticos elevados e aceitam com seriedade a chamada à santidade.Ao nosso redor, existem muitas coisas dignas de condenação. Algumas coisas devem ser condenadas, por amor ao nosso próximo e por causa da glória de Deus. Mas temos de acautelar-nos de julgar da maneira que Cristo proíbe.

SINAIS DE ADVERTÊNCIA

Podemos identificar o julgamento pelas seguintes características. Devemos concluir se esta advertência de Cristo se aplica ao nosso julgar:
 Quando é habitual.           
O Senhor estava falando a respeito de uma atividade contínua. “Não continueis. Não crieis o hábito de julgar.” Frequentemente, você mais critica do que elogia? As pessoas esperam que você sempre diga algo negativo? Você tem medo de usar sua língua? Você é um inveterado descobridor de erros?          
  Quando é desnecessárioCom que freqüência nos pronunciamos a respeito de assuntos que não nos competem! Se não lhe pediram, por que ofereceu uma opinião desfavorável? Sede diligentes “por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos”(1Ts 4.11).
Quando está alicerçado em informações incompletas. Em geral, os nossos julgamentos são assim. Apresso-me em proferir uma crítica? Conheço todos os fatos? “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha”(Pv 18.13).
Quando está cheio de presunção. Podemos ver o que as pessoas fazem, mas temos pouca ou nenhuma idéia quanto ao motivo por que o fazem. Portanto, não ousemos imputar motivos, embora o façamos com regularidade. “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração” (Jr 17.10).
Quando não há misericórdia. Somos tolerantes? Demonstramos o benefício de duvidar das informações recebidas? Tentamos dar a melhor interpretação às informações? Cremos na máxima de que “todos são inocentes, até que se prove o contrário”?
Quando traz satisfação. O amor “não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” (1Cor 13.6). Aqueles espasmos íntimos de satisfação que sentimos, quando recontamos, com piedosas expressões de pesar, a queda de alguém no pecado, vêm diretamente do inferno.
Quando é trivial. “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados” (Cl 2.16). Quantos conflitos existem, nas igrejas, a respeito de assuntos insignificantes e duvidosos.
Quando é incoerente. “Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas...porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas” (Rm 2.1)Quando é destrutivo. Ataca as pessoas (“E quem lhe chamar: Tolo”- Mt 5.22); destrói a auto-estima; ousa pronunciar um veredito final sobre o ser humano. “O próprio Deus” é juiz(Sl 50.6).
AUTODESTRUTIVOA tendência de sempre julgar é autodestrutiva. É claro que pode causar danos àqueles contra os quais é dirigido - às vezes, de um modo severo e duradouro. Disfarçado de interesse ou de espiritualidade sincera, este espírito cruel se infiltra como um ácido corrosivo na membresia de muitas igrejas, prejudicando vidas e causando feridas. E esta tendência prejudica também a pessoa que faz o julgamento. Condenar os outros pode ser uma atividade agradável para os incrédulos, oferecendo o que John Stott chama de “o prazer da justiça própria, sem a dor do arrependimento” . Mas a atitude de julgar nos impede de perceber qualquer necessidade de mudança. Enquanto pudermos achar um argueiro no olho de nosso irmão, não nos preocuparemos com a trave que está em nosso próprio olho. Por conseguinte, o crítico persistente tem um interesse firme em achar falhas nos outros. Se não tiver um motivo de acusação, procurará outro imediatamente. E essa estratégia de autoproteção condena sua vítima à miserável prisão dos padrões de comportamento mundanos.
       NEGAR MISERICÓRDIA : Contudo, existe uma implicação ainda mais séria: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também” (Mt 7.1-2). Você e eu gostaríamos de ser julgados de acordo com nossos próprios padrões? Suportaríamos ouvir nossos juízos serem recompensados e medidos por esses padrões? Condenar significa negar misericórdia. Aqueles que condenam habitualmente os outros fazem uma declaração terrível a respeito de si mesmos - não sabem o que é misericórdia. É o fardo da culpa interior que os torna propensos a fazer julgamentos? 
Solo Deo Glória.
.







Um comentário:

  1. realmente,as pessoas mais critica do que elogia.e verdade quem condena não sabe o que e misericódia,quanto mais eu leio tenho vontade. pois vc dar detalhe por detalhe,e muito bom ler e entender.estou gostando muito.

    ResponderExcluir