O Espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem.
Aquele que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
Apocalipse 22:17.
Esse é o último convite que a Bíblia faz ao ser humano carente. É um apelo aos sedentos para saciar a sede espiritual. A raça adâmica, separada de Deus, vive em sequidão de significado. Somos uma espécie boquisseca, lambendo qualquer gotícula que nos dê algum sentido. A alma sôfrega apega-se a qualquer coisa que se proponha a mitigar sua sede, mas só a água da vida pode realmente dessedentá-la. Ó Deus, tu és meu Deus forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, numa terra árida, exausta, sem água. Salmo 63:1.
Ninguém consegue o seu bem-estar permanente excluindo Deus da
própria vida, pois o segredo da verdadeira felicidade vem definido pela
dependência do Deus vivo e absoluto. A felicidade requer a plenitude de Deus
como a causa de todo o deleite, uma vez que qualquer prazer fora da perfeição
divina torna-se mera contingência das situações. Só o Deus vivo pode matar a
sede da alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando irei e
me verei perante a face de Deus? Salmo 42:2.
Jesus Cristo, o Homem-Deus, este é o verdadeiro Deus e a
vida eterna, e o único capaz de satisfazer a secura da alma de um modo
pleno. A pessoa que se completa em Cristo não precisa de acessórios para
promover o seu regozijo. O contentamento do cristão é o resultado da suficiência
de Cristo, onde ninguém pode roubar a satisfação borbulhante de seu íntimo.
Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a
Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:37b e
38.
Ele é a água viva que supre as carências íntimas do ser humano.
Nada nesse mundo de pesados dissabores, pode substituí-lo na incumbência divina
de preencher o vazio do coração. Ele não é apenas Grande. Ele é o único,
dizia Carnegie Simpson, e ninguém consegue ser verdadeiramente íntegro fora
dele. Cristo é a causa e a conseqüência de uma vida exultante de unidade, já que
a sua vida cheia de importância transfere os valores eternos a todos que o
recebem como seu Salvador e Senhor. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor
Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse
1:8.
Alfa e Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto
grego. Aqui vemos a eternidade de Cristo expressa nos símbolos do abecedário,
apontando claramente para a aurora e o ocaso da criação. Cristo é eterno, sendo
o começo e o término de tudo. Billy Graham afirma que qualquer filosofia que
trate somente do aqui e agora não serve para o homem. Sem a eternidade a
existência humana se torna uma aberração, uma vez que a morte consegue
sepultá-la. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,
somos os mais infelizes de todos os homens. 1 Coríntios 15:19.
Cristo era antes do princípio, como é agora, o mesmo, que há de
vir. Ele entrou no túnel do tempo, mas não foi modelado pelo desgaste da idade.
A sua eternidade ultrapassa as eras, e em qualquer época ele é sempre o mesmo.
Cristo não envelhece nem se consome, por isso a sua obra salvadora naquele
momento histórico está sempre vigente , e atualizada a cada dia, e é capaz de
salvar totalmente todos aqueles que crêem somente nele. Jesus Cristo ontem
e hoje é o mesmo, e o será para sempre. Hebreus 13:8.
Pensar na eternidade de Cristo encarnado encanta todos aqueles
que têm certeza da obra de Deus pela graça, mas arrepia os cabelos daqueles que
estimam a sua salvação por meio das obras de justiça que eles praticam. Como
sustentava Thomas Watson, na realidade futura, os ímpios têm um verme
que não morre e os piedosos, uma coroa que não se corrompe, por isso, é
conveniente olhar somente para Jesus, que tendo sido aperfeiçoado,
tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. Hebreus
5:9.
Só um Deus eterno pode realizar uma salvação eterna. Cristo
satisfaz em sua eternidade todos os requisitos da salvação do pecador do começo
ao fim. Antes da criação do mundo já o vemos como o primonato da criação. Ele é
a causa do universo, sendo o Primogênito de todo a criação. Ele é a imagem
do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois nele foram criadas
todas as coisas, nos céus e na terra... Colossenses 1:15-16a.
O Criador do universo, o Primogênito da criação entrou nesse
mundo finito e contaminado pelo pecado, para assumir a pecaminosidade do ser
humano, e deste modo, poder libertar da escravatura do pecado, todos os eleitos
de Deus, que crêem na suficiência da graça. Cristo Jesus é a razão entre o Deus
justo e o homem pecador, por isso ele precisava morrer a morte do pecador, a fim
de salvá-lo do seu pecado. Não temas; eu sou o primeiro e o último, e
aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos,
e tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:17b-18.
Cristo é o Alfa e o Ômega na criação. Ele é a origem e a
extinção de tudo o que se encontra contaminado no universo. Mas na redenção ele
é o Primeiro e o Último. Ele é o Cordeiro imolado desde a fundação do
mundo e é também o último Adão, que foi sacrificado no
Calvário. Nenhuma providência para a expiação foi promulgada antes dele e
nenhuma conseqüência da condenação ficou pendente depois de sua obra na cruz.
Tudo o que diz respeito à nossa salvação eterna foi garantido perfeitamente na
suficiência de Cristo. Pois, Cristo é tudo e em todos. Colossenses
3:11b.
O Unigênito de Deus, o Primogênito da criação, torna-se membro
da raça caída, através de sua encarnação como o Primogênito na família de José e
Maria. Nessa condição humana ele assume os pecados da humanidade na cruz como o
último Adão, sendo depois ressuscitado da sepultura como o
segundo homem, ou o Primogênito dentre os mortos. Ele é o
cabeça do corpo da igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos,
para em todas as coisas ter a primazia. Colossenses 1:18.
O Primogênito da criação se faz participante da raça adâmica
como o Primogênito de uma família humana, e ao ser picado pelo vírus da morte,
ele transpôs os limites da morte, sendo feito o Primogênito da ressurreição, e,
restabelecido na condição de homem, foi feito o Primogênito entre muitos irmãos
condizentes com a sua imagem. Porquanto aos que de antemão conheceu,
também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que
ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29.
Na cruz, Cristo Jesus nos atraiu a ele mesmo, fazendo-nos
participantes de sua morte, quando se reduziu ao último Adão, aos
olhos de Deus. A natureza dos filhos de Adão foi incluída em Cristo crucificado,
a fim de ser crucificado com ele o velho homem, tornando aqueles que crêem nesse
sacrifício como integrantes da mesma sentença. A nova criatura em Cristo é um
milagre da graça compartilhado na morte e ressurreição do próprio Cristo.
Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o
seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5.
Cristo é a totalidade divina para a restauração dessa coisa
nenhuma da espécie humana. Ele é o Alfa e o Ômega da criação, logo tudo o
que o homem é, como resultado de sua constituição original, provém da ação de
Cristo. Ele é o Primeiro e o Último da redenção, por conseguinte, tudo o que os
salvos manifestam, em seu estilo de vida, é determinado pela redenção em Cristo.
Por outro lado, tudo o que os santos de Deus fazem na proclamação do evangelho,
é o efeito da operação de Cristo como o Princípio e o Fim de toda a mensagem.
Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Eu, a quem
tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. Apocalipse 21:6.
Cristo já realizou tudo que deveria ser feito em favor da
salvação do pecador. Não há mais coisa alguma a ser alcançada. Ele é a fonte
eterna da salvação e o curso permanente da santificação. Ele é a nascente da
água viva e o leito estável das águas abundantes até à sua foz, na glorificação
celestial. Cristo é a origem da vida plena e a plenitude da vida santa, e a
todos os sedentos ele dá graciosamente de suas copiosas e puríssimas correntes
de água. Jesus Cristo é o Princípio e o Fim de toda a pregação, pois nele reside
a integralidade de Deus para a mais profunda deficiência humana. Eu sou o
Afla e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. Apocalipse
22:13.
No evangelho das insondáveis riquezas de Cristo nós o vemos
como o Alfa e o Ômega da criação divina, realizando uma obra vasta e completa;
como o Primeiro e o Último na redenção do pecador, executando uma salvação
perfeita e acabada, sem carecer qualquer retoque; e como o Princípio e o Fim na
proclamação da mensagem cristã, definindo o conteúdo total de toda a pregação da
graça eficiente de Deus, e suprindo os meios para o aprazimento de todos os que
têm sede. Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas... Os aflitos
e necessitados buscam águas... Porque derramarei água sobre o sedento, e
torrentes sobre a terra seca. Isaias 55:1a, 41:17a, 44:3a.
Cristo é a fonte das águas, a origem da Criação: Alfa e Ômega.
Cristo é a completa Redenção: Primeiro e Último.Cristo é o conteúdo total da
Proclamação: Princípio e Fim. Donald MacLeod afirmou: Jesus Cristo não pode
ser entendido adequadamente em termos de qualquer categoria aplicável ao
homem... Ele é por si mesmo uma categoria. Por isso: Àquele que está
sentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o
domínio pelos séculos dos séculos. Amém. Apocalipse
5:13b.
Solo Deo Glória
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O propósito deste blog na sua forma completa é capacitar seus leitores a entenderem a Bíblia. Apresenta instrução básica eficiente do ponto de vista bíblico. Procura remover todas as falsas pressuposições racionalistas, moralistas, antropocêntricas e idólatras que já infectaram,e, na medida desta infecção, cegaram todo homem e toda cultura deste mundo a partir da queda de Adão.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
DA NASCENTE À FOZ, NO PERCURSO DAS ÁGUAS
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